Como realizar a abertura de uma empresa para corretores de imóveis?

Abrir uma empresa atualmente parece ser uma tarefa simples , porém trata-se de um processo burocrático, e sem conhecimento pode se tornar ainda mais complexo.

Devido a isso, posso dizer que abrir uma empresa para corretores de imóveis pode se encaixar nesse cenário, por conta disso, preparei um passo a passo para te deixar por dentro sobre as questões pertinentes á abertura de uma empresa.

 

1) Contrate um Contador especializado

O primeiro passo para abrir o seu CNPJ é a contratação de uma contabilidade especializada para corretores de imóveis, com isso, o contador cuidará de todos os trâmites e garantir que você tenha economia no pagamento de impostos.

 

2) Certificado Digital ou Acesso a conta GOV.BR

O segundo passo é adquirir um certificado digital em certificadoras , ou ter acesso a conta do Gov.br , onde será utilizada a sua assinatura eletrônica permitindo que você assine o contrato social por meio digital. O documento com assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto N° 10.543, de 13/11/2020.

 

3) Documentos

Dependendo de cada Estado/Município existem uma série de documentos solicitados, porém os normalmente exigidos para a abertura de um CNPJ são:

  • RG, CNH ou carteira profissional;
  • CPF ;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certidão de casamento;
  • Caso o imóvel for alugado – Contrato de aluguel;
  • Numeração do IPTU;
  • Certidão de regularidade pessoa física – do Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

 

4) Determinar as atividades

Aqui é uma etapa que precisa ser analisada juntamente com o profissional  contábil que lhe auxiliará na abertura da sua empresa , abaixo, trago três exemplos de CNAE que são mais utilizados :

CNAE: 6821/8-01- CORRETAGEM NA COMPRA E VENDA E AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS;

CNAE: 6821/8-02- CORRETAGEM NO ALUGUEL DE IMÓVEIS;

CNAE:6822/6-00– GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DA PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA.

 

5) Elaboração do Contrato Social

O Contrato social é o documento que dá vida a empresa, assim como a certidão de nascimento.

Nele irá dispor das diretrizes da empresa, suas regras, direitos e obrigações dos sócios, trata-se de um documento obrigatório que deverá ser registrado.

Ele deve ser elaborado com atenção as exigências legais, em que irá conter informações do quadro societário, sede do negócio, capital social, entre outras informações.

Esse documento precisa ser planejado e elaborado com atenção , uma vez que é a personalidade da empresa.

 

6) Registro na Junta Comercial, Bombeiros, Vigilância Sanitária e Prefeitura Municipal

Após todos os documentos separados, e o contrato social elaborado, é hora do profissional contábil  efetuar os registros nos órgãos como a Junta Comercial do seu Estado e quando houver exigência de registro nos  Bombeiros ou Vigilância Sanitária.

Na Prefeitura do seu Município é obrigatório para que você consiga o Alvará de localização e funcionamento, como também acesso ao sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica – NFS-e

 

07) Registro no CRECI

Após a empresa constituída e com número do CNPJ , além do Registro de Pessoa Física, a Pessoa Jurídica também deve ter o seu cadastro e  contribuir com o CRECI.

Dessa maneira, ao se tratar de um processo burocrático no qual, na maioria das vezes, o corretor não dispõe de tempo e de conhecimento necessário para executar os trâmites de maneira assertiva, contar com uma contabilidade especializada pode ser o diferencial na hora de realizar a abertura da sua empresa.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA DESTE POST:

TAIANE SCHIFFER

CONTADORA – CRC/SC 43.719/O-1

Sócia da Molléri Contabilidade e Pericia LTDA – CRC/S 011647/O, localizada em Itajaí-SC, atende diversos setores de todo o Brasil, seu foco principal é ajudar o corretor de imóveis autônomo a se tornar PJ, proporcionando economia tributária e possibilitando acesso aos benefícios existentes e disponíveis no mercado somente as empresas.

Instagram: @taiane_schiffer

Molléri Contabilidade

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