Corretor com autoridade

A assessoria jurídica é muito importante na hora de garantir um negócio bem elaborado, justo e seguro. Evitando possíveis contratempos e problemas futuros. Essa importância agrega tanto para a imobiliária, quanto ao corretor de imóveis, autoridade frente aos seus clientes, uma vez As que eles sentem-se mais seguros e amparados na hora de realizar a transação imobiliária, seja ela qual for.

Várias são as vantagens da assessoria jurídica, na coluna de hoje vou destacar 3:

 

Um bom contrato

É o ponto de partida para um negócio imobiliário seguro. Contratos de compra e venda e locação são contratos complexos, mesmo nos casos mais corriqueiros. É necessário a presença de cláusulas que garantam estabilidade e vontades particulares, desde que em acordo com ambas as partes.

Adotar um modelo da internet como contrato padrão da imobiliária é uma prática arriscada, pois trata-se de um contrato sem garantias necessárias para os clientes, imobiliária e corretores.

O diferencial de um profissional com assessoria jurídica é evitar  prejuízos de responsabilidade por danos ao cliente, como por exemplo a entrega de algo não acordado. Além de estar sempre atualizado com as boas práticas de mercado.

 

Diminuir riscos

É importante destacar que todo negócio envolve riscos e, em se tratando de imóveis, esse cuidado tem que ser redobrado. É fundamental que a imobiliária tenha procedimentos para avaliação de risco jurídico dos negócios e possua o suporte caso seja necessária uma avaliação técnica e jurídica para garantir o sucesso da transação imobiliária.

Muitos fatores que podem envolver riscos na aquisição de um imóvel, como: restrições ambientais; limitações urbanísticas; questões de insegurança patrimonial dos vendedores ou proprietários anteriores que podem comprometer os compradores; questões possessórias; dentre outros.

Daí está a necessidade do suporte jurídico para procedimentalizar as ações necessárias para eliminar ou diminuir os riscos citados, bem como para estar disponível caso seja necessária uma análise mais aprofundada.

 

Due Diligence

Contar com profissionais na área jurídica imobiliária auxilia o processo para verificar a viabilidade da negociação e alertar ao cliente os riscos envolvidos no negócio jurídico a ser celebrado.

Essa análise de risco, em uma compra e venda, se dá por meio do serviço chamado de due diligence imobiliária, que, por meio de uma análise jurídica, sinaliza os problemas que as partes podem vir a enfrentar se não tomar as devidas cautelas na hora de celebrar o negócio, a partir da análise de diversos documentos relacionados à negociação, de possíveis ações judiciais em andamento, onde muitas já se encontram em m fase de execução. Ou mesmo com penhora ativa.

A transparência dos riscos para o cliente gera credibilidade para o negócio atual e o fideliza para negócios futuros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress