Custo por lead do Google Ads aumentou em 31% no mercado imobiliário, diz relatório

A vida das imobiliárias e construtoras anunciantes não está sendo fácil.

O custo por lead (CPL) no Google Ads aumentou cerca de 31%, segundo uma nova pesquisa.

O canal é um dos mais populares e competitivos para grandes e médias empresas do segmento, e saímos de uma média de U$37,65 em 2021, para U$49,25 em 2022.

Já o custo por clique (CPC) saiu de uma média de U$1,43 em 2021, para U$1,51 em 2022.

Outras áreas foram ainda mais afetadas, como as de artes e entretenimento (alta de 134%), viagens (69%) e móveis (54%).

Pode respirar aliviado quem faz parte dos campos de finanças e seguros (queda de 2%) e educação e instrução (queda de 29%).

E agora? O que fazer?

Coloque sangue nos olhos para pensar em estratégias, de acordo com o cenário atual:

As principais tendências do Google Ads

Enquanto o CPL está subindo, a taxa de conversão está descendo, marcando uma redução de 19% para o setor imobiliário, saindo de 3,79% em 2021, para 3,07% em 2022.

E a notícia boa? Temos também!

A taxa de cliques (CTR) aumentou. Saímos de uma média de 8,12% em 2021, para 8,85% em 2022. Uma diferença de 9%.

Você deve estar se perguntando o que está acontecendo e eu vou te explicar.

 

Os bastidores do sobe e desce dos ADS.

Uns podem chamar de Lei de Murphy (quando o que pode dar errado, dá errado).

Mas se é para escolher uma teoria, o efeito dominó é o que melhor explica a situação.

Fatores econômicos e mudanças no funcionamento da plataforma geraram a combinação que tirou o brilho no olho do anunciante. Algumas causas são:

A taxa de juros está afetando as taxas de conversão: o processo está pesando no bolso do consumidor e isso causa um reflexo nos anúncios.

Com os preços dos financiamentos em alta, o público está mais seletivo quanto vai gastar. O que pode reduzir a conversão dos leads e das vendas.

Os anúncios de pesquisa estão mais disputados a cada ano: o Google Ads é eficiente e ponto.

89% das jornadas de compra começam com um mecanismo de pesquisa.

Logo, quanto mais imobiliárias e construtoras sedentos por um clique em um determinado canal, maior a concorrência, o que leva a lances nas alturas.

Pronto!

Como você já conhece o mecanismo, é o momento de colocar novas ações em práticas para que os ADS continuem rentáveis.

 

A correspondência ampla está mais ampla do que nunca

O Google não apenas removeu palavras-chave de correspondência ampla modificadas no ano passado, mas desde então também tem pressionado para que as contas usem correspondência ampla com Lances inteligentes.

A correspondência mais ampla está levando os anúncios a serem exibidos para mais consultas, incluindo aquelas com baixa intenção comercial.

Como a CTR não mudou no geral, podemos concluir que as pessoas ainda clicam nos anúncios da mesma forma, mas como a intenção não existe, elas não estão convertendo.

 

Como se adaptar?

Para ajudar as empresas a responder a essas mudanças, a LocaliQ sugere as seguintes práticas recomendadas:

  • Implemente uma estratégia multicanal de funil completo para alcançar públicos mais calorosos.
  • Seja proativo com palavras-chave negativas para combater a segmentação ampla e reduzir gastos desnecessários.
  • Aumente seu orçamento de pesquisa paga para acompanhar a concorrência cada vez maior no espaço – não apenas no ano-novo, mas durante a temporada de festas de 2022. Se um aumento no orçamento não for viável, tente melhorar a relevância e o Índice de qualidade do seu anúncio, otimizando suas palavras-chave, examinando sua concorrência e muito mais.
Devo me importar?

É sempre bom saber onde estão os custos de sua campanha em relação aos benchmarks do setor. Se sua marca ou cliente é um dos mais afetados, é provável que seja por causa da pandemia, inflação ou mudanças recentes em palavras-chave e automação.

Siga as práticas recomendadas e continue testando para garantir que seus custos estejam sob controle.

Curtiu? Me incentive a escrever mais conteúdos como esse compartilhando a matéria com outras pessoas da área, e me siga no Instagram (clique aqui) para mais dicas valiosas de marketing e vendas imobiliárias.

 

Renato Oliveira
Renato Oliveira
🧠 CEO da Black Marketing 💡 CMO na Carvalho Negócios Imobiliários 🎙️ Colunista e Poscaster no Conteúdo Imobi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress