A vida das imobiliárias e construtoras anunciantes não está sendo fácil.
O custo por lead (CPL) no Google Ads aumentou cerca de 31%, segundo uma nova pesquisa.
O canal é um dos mais populares e competitivos para grandes e médias empresas do segmento, e saímos de uma média de U$37,65 em 2021, para U$49,25 em 2022.
Já o custo por clique (CPC) saiu de uma média de U$1,43 em 2021, para U$1,51 em 2022.
Outras áreas foram ainda mais afetadas, como as de artes e entretenimento (alta de 134%), viagens (69%) e móveis (54%).
Pode respirar aliviado quem faz parte dos campos de finanças e seguros (queda de 2%) e educação e instrução (queda de 29%).
E agora? O que fazer?
Coloque sangue nos olhos para pensar em estratégias, de acordo com o cenário atual:
As principais tendências do Google Ads
Enquanto o CPL está subindo, a taxa de conversão está descendo, marcando uma redução de 19% para o setor imobiliário, saindo de 3,79% em 2021, para 3,07% em 2022.
E a notícia boa? Temos também!
A taxa de cliques (CTR) aumentou. Saímos de uma média de 8,12% em 2021, para 8,85% em 2022. Uma diferença de 9%.
Você deve estar se perguntando o que está acontecendo e eu vou te explicar.
Uns podem chamar de Lei de Murphy (quando o que pode dar errado, dá errado).
Mas se é para escolher uma teoria, o efeito dominó é o que melhor explica a situação.
Fatores econômicos e mudanças no funcionamento da plataforma geraram a combinação que tirou o brilho no olho do anunciante. Algumas causas são:
A taxa de juros está afetando as taxas de conversão: o processo está pesando no bolso do consumidor e isso causa um reflexo nos anúncios.
Com os preços dos financiamentos em alta, o público está mais seletivo quanto vai gastar. O que pode reduzir a conversão dos leads e das vendas.
Os anúncios de pesquisa estão mais disputados a cada ano: o Google Ads é eficiente e ponto.
89% das jornadas de compra começam com um mecanismo de pesquisa.
Logo, quanto mais imobiliárias e construtoras sedentos por um clique em um determinado canal, maior a concorrência, o que leva a lances nas alturas.
Pronto!
Como você já conhece o mecanismo, é o momento de colocar novas ações em práticas para que os ADS continuem rentáveis.
O Google não apenas removeu palavras-chave de correspondência ampla modificadas no ano passado, mas desde então também tem pressionado para que as contas usem correspondência ampla com Lances inteligentes.
A correspondência mais ampla está levando os anúncios a serem exibidos para mais consultas, incluindo aquelas com baixa intenção comercial.
Como a CTR não mudou no geral, podemos concluir que as pessoas ainda clicam nos anúncios da mesma forma, mas como a intenção não existe, elas não estão convertendo.
Para ajudar as empresas a responder a essas mudanças, a LocaliQ sugere as seguintes práticas recomendadas:
É sempre bom saber onde estão os custos de sua campanha em relação aos benchmarks do setor. Se sua marca ou cliente é um dos mais afetados, é provável que seja por causa da pandemia, inflação ou mudanças recentes em palavras-chave e automação.
Siga as práticas recomendadas e continue testando para garantir que seus custos estejam sob controle.
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