O mercado imobiliário está cada vez mais próximo de uma disrupção, no Brasil os cenários atuais já deram uma sacudida para uma tendência digital e de foco no cliente. Além disso, nos últimos meses tem se visto uma injeção de investimento e tecnologia em Proptechs que estão acelerando o setor para os tempos modernos. Percebendo essa oportunidade, algumas Startups do setor Imobiliário (ou Proptech, se preferir) estão usando a tecnologia para interromper e melhorar a forma como compramos, alugamos, vendemos, projetamos, construímos e administramos propriedades residenciais e comerciais.
Abaixo temos cases para inspirar mudança na sua imobiliária:
A ATLANT está abordando dois dos problemas mais pertinentes no setor imobiliário com sua plataforma de blockchain descentralizada: Tokenized Ownership (listagem de tokens imobiliários que representam ações em ativos imobiliários individuais e sua negociação líquida em um mercado transparente e ordenado com descoberta de preço) e P2P global Aluguel (taxas significativamente reduzidas para o locatário e locador e possibilidade minimizada de comentários falsos e classificações falsificadas, que prejudica os serviços centralizados existentes, como Airbnb e Booking).
Alimentado por big data, tecnologia avançada e ampla experiência, a Bowery está redefinindo o espaço de avaliação comercial. A Bowery capacita seus avaliadores com um software de redação de avaliação comercial baseado em nuvem e um aplicativo móvel, permitindo-lhes escrever relatórios de avaliação completos duas vezes mais rápido que seus concorrentes líderes. Seu poderoso banco de dados back-end e gerador de linguagem natural criam maior eficiência, qualidade e consistência em toda a empresa.
A Enertiv usa dados para aprimorar as operações de construção em carteiras de imóveis comerciais, com foco em edifícios de escritórios e multifamiliares. Usamos um conjunto de dados altamente granular para projetar ferramentas para tornar a construção mais fácil de operar, mais saudável de ocupar e mais lucrativa para possuir.
Flip é um mercado para caixas flexíveis. Eles facilitam a sublocação, o cancelamento do contrato de aluguel ou a localização de um lugar flexível para morar. A plataforma da Flip lida com toda a experiência: qualificação digital de locatários, pagamentos de aluguel, depósitos de segurança, documentos legais e aprovação do locador.
Foyr é o primeiro designer de interiores automatizado online da Índia. Sua missão é resolver problemas da vida real por meio de tecnologia, inovação e design. Eles são uma grande variedade de pensadores e executores, continuamente repensando o que é possível para nos ajudar a fazer o que amamos de novas maneiras.
hOM é um provedor líder de amenidades habilitadas por tecnologia que faz parceria com propriedades residenciais e de escritórios para desenvolver a comunidade, fornecendo programação de fitness no local e eventos exclusivos para os inquilinos.
Huthunt é a primeira plataforma de aluguel colaborativo que ajuda a conectar pessoas que procuram colegas de quarto e apartamentos em um aplicativo social, colaborativo e amigável! Eles ajudam você a encontrar seu próximo apartamento e uma pessoa com quem você vai adorar morar.
Esses foram alguns cases de fora do Brasil, para mostrar modelos além do conhecido. Estamos evoluído de forma acelerada por aqui, mas ainda estamos falando do mesmo modelo de negócio baseado na intermediação. O futuro do mercado, a disrupção não tem apontado para esse caminho, por isso exige que as imobiliárias consigam acompanhar os 3 horizontes de inovação do mercado.