É certo que: “O Homen que não lê, mal ouve, mal fala e mal vê”, e esse texto é para você corretor Vender+!
Os cuidados sobre quais informações nos baseamos é o primeiro passo para um entendimento da realidade. Relatórios oficiais, ainda que possam ser questionados, são uma primeira fonte importante de informações.
Em um segundo momento, relatório e fontes setoriais tendem a ser um indicador fidedigno para a leitura do mercado, embora há que se observar que a tendência de otimismo em algumas dessas fontes é hegemônica.
Uma terceira fonte, sem dúvida, é dos especialistas, acadêmicos e escritores do mercado imobiliário, que devem ser analisados sempre pela coerência de suas posições e argumentos, seu currículo de ações e trabalhos, bem como suas ligações profissionais. Por se tratar de análises individuais, a possibilidade de engano deve ser sempre considerada.
Uma quarta fonte ainda é a imprensa especializada e a leiga. Nesse ponto, é fundamental separar a opinião e interpretação do jornalista dos dados apresentados. Uma boa reportagem em um jornal de circulação nacional pode ser, sim, uma útil fonte de informações, muitas vezes já digeridas e didaticamente relacionadas e que podem servir de base para diversas ações. Revistas do segmento também possuem essas mesmas possibilidades, entretanto, ela, sozinha, não pode ser a única fonte sobre a qual se baseiam as decisões.
Uma fonte final, ainda que pouco utilizada pelo mercado imobiliário, mas que começa a contribuir decisivamente para a definição de novos negócios, é a pesquisa de mercado diretamente realizada com os potenciais consumidores.
Uma dica de filme: PETER DRUCKER: UMA JORNADA INTELECTUAL. Este documentário revela muito mais que a vida de Peter Drucker. Na sua essência, ele nos demonstra, claramente, o quanto ideias simples, mas profundas, podem mudar o mundo, as empresas e, principalmente, as pessoas.
Mais do que nunca, precisamos nos guiar por pessoas que adicionem valores à nossa vida, seja através de suas palavras, seja através de suas ações.
A decisão de seguir em frente e fazer diferente, é sua colega Corretor. Você não alcançará o sucesso e Vender+ fazendo o que todo mundo faz. É na escassez que se encontra o valor das coisas.
Quer mais dicas de como se destacar na profissão? Me siga no Instagram @si.andreabarros, garanto que você vai compreender como Vender+ com informações de qualidade e bom humor.
Sou Andréa Barros, especialista em Soluções Imobiliárias e posso te ajudar nesse e em vários outros temas de seu interesse.
Boa semana e bons negócios!