Due diligence, funciona como uma investigação muito aprofundada, para dar o máximo de segurança na compra e venda de um imóvel.
Na Due Diligence, você investiga possíveis dúvidas no Imóvel, que o vendedor não informou, ações em aberto em nome do proprietário, que possam prejudicar o negócio, irregularidades do imóvel, entre outros. Ou seja, o processo de compra e venda passa a ser muito mais transparente e honesto.
O Advogado especialista em Direito Imobiliário, que é o profissional que costuma realizar essa auditoria, faz o levantamento de toda a documentação que envolve os vendedores, os compradores e o próprio imóvel. Porém, muitos corretores se especializam nesse tema, fazendo parcerias com advogados, para se destacar no mercado, apresentando um serviço mais completo, seguro e atrativo ao cliente.
O corretor de imóveis deve, por obrigação legal, conferir a documentação, orientar as partes e auxiliar para que a negociação seja a mais segura possível. Porém, ele não está apto a analisar processos judiciais e contratos, pois o único profissional habilitado para isso é o Advogado Imobiliarista.
Portanto, a due diligence deve ser feita em conjunto, pois auxilia comprador, vendedor e corretor de imóveis, que diminui a possibilidade de ser condenado judicialmente por má prestação de serviços. Assim, ele também evita prejuízos financeiros e ajuda na felicidade de seus clientes a realizar uma compra e venda sem surpresas desagradáveis no futuro.
E se você é corretor de imóveis, faça uma parceria com um Advogado para prevenir problemas para você e para seus clientes!