Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.
Em síntese, projetos são únicos. Afinal, eles precisam atingir um objetivo claro, dentro de um prazo determinado, contando com um conjunto limitado de recursos (humanos, financeiros e materiais) que devem ser otimizados para alcançar as metas estipuladas, sem frustrar as expectativas iniciais dos empreendedores.
Logo, projetos não devem ter duração indeterminada ou recursos ilimitados. Eles devem atingir os resultados esperados segundo o planejamento.
Cada empreendimento é único e varia de tipo e necessidades. Por exemplo nos condomínios onde haverá uma área de lazer você terá além dos projetos urbanísticos do condomínio em si terá, também todo o arquitetônico e paisagístico das áreas comuns. Estes devem ser pensados de forma a atender o público-alvo do empreendimento. Quando alteramos o público-alvo, a região ou alguma característica particular do empreendimento consequentemente os projetos não sejam os mesmos. Podemos em algumas exceções utilizar como primícias alguns modelos já realizados, fazendo algumas alterações pontuais para que esse empreendimento se torne único e não uma cópia, porém, a utilização de um único “modelo pré-concebido” de projeto para todos os empreendimentos que você lançará irá possivelmente lhe frustrar.
Mantenha em mente que você executará um grande empreendimento e terá como base os projetos, estes que ditam grande parte das regras do quanto você pode ganhar ou perder. Então preocupe-se em tratar o empreendimento com a individualidade que ele requer e saber o “como” de fato ele deve ser projetado para atingir os melhores resultados tanto na execução quanto na viabilidade econômico/financeira.