Estudo de viabilidade financeira e econômica

Estudo Financeiro:

O estudo da viabilidade financeira se baliza nas informações do estudo técnico, por isso este deve ser realizado da forma mais correta, clara e precisa possível apresentando informações como o tamanho da equipe, os profissionais necessários, o prazo de conclusão, etapas e o investimento necessário para o projeto.

È no estudo de viabilidade financeira onde são calculados os principais custos e despesas do projeto em mais de uma condição de prazo e volume de investimento. Custos tais como:

  • Aquisição do terreno se for o caso ou aportes iniciais.
  • Estudos iniciais como topografia, estudos ambientais, geotécnicos, pesquisas de mercado, entre outros;
  • Projetos de arquitetura, engenharia e demais necessidades;
  • Taxas necessárias para aprovação do projeto nos órgãos públicos;
  • Execução da obra;
  • Contratação de profissionais específicos como advogados, contabilidades, consultores;
  • Taxas de administração e gerenciamento;
  • Marketing, publicidades e comissões de venda.
  • Impostos a serem pagos.

Nesta etapa identificamos quanto de investimento será necessário se a obra for adiada ou atrasada, por exemplo. Desta forma podemos prever uma estimativa de custo para o empreendimento até a conclusão para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do tempo. Vale ressaltar que, de maneira geral, quanto maior a capacidade de investimento, menor tende a ser o prazo de conclusão.

 

Estudo Econômico:

No estudo econômico partimos do princípio que toda obra tem um fim e este está relacionada ao lucro. O objetivo nesse estudo é entender o cenário econômico que determina se o projeto é viável ou não dentro do que é esperado.

È nele onde são abordados os potenciais de receitas e despesas anuais baseados numa série de informações mercadológicas e assim estipulamos o retorno do projeto, se o investimento será recuperado e em quanto tempo isso acontecerá.

Nesse estudo é elaborado uma projeção dos chamados cenários econômicos, onde são considerados contextos futuros e identificados fatores que podem se tornar reais e ter uma grande influência no decorrer do empreendimento. Eles além de nos apresentarem variáveis que alteradas de maneiras distintas nos permite visualizar em números diferentes resultados, nos possibilita através de analises traçar estratégias que podem ser estabelecidas de acordo com o que se idealiza como cenário ideal.  Dentro dessas variáveis podemos citar alguns dos indicadores mais importantes, que são:

–TIR (Taxa Interna de Retorno)

–VPL (Valor Presente Líquido)

–Payback (Recuperação do Capital)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress