Para todo e qualquer empreendimento é de extrema importância o Estudo de Viabilidade como vimos anteriormente (REVEJA AQUI) e que ele é uma ferramenta essencial para a tomada de decisões na realização dos Empreendimentos Imobiliários. Sabe-se que uma tomada de decisão mais rápida, por sua vez, influencia fortemente o negócio com um todo.
No estudo mercadológico são obtidos dados e informações para análises de aspectos quantitativos e qualitativos com o objetivo de entender a natureza e o comportamento do mercado local, antecipar as tendências da região e assim diagnosticar o público alvo e o melhor e mais vantajoso tipo de produto a ser ofertado, uso da área para o empreendimento e até quais estratégias serão utilizadas para o marketing, para a geração de fluxo e até para desenvolver atrativos para o empreendimento.
Existem várias ferramentas e métodos para realização desse estudo e é muito importante a qualidade de todas as informações levantadas neste momento e que elas sejam precisas e confiáveis para que toda analise e tomada de decisão consiga de fato antecipar as tendências e trazer a realidade do mercado local.
È aquele velho ditado de Mario Quintana: ‘A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas’.