Existe uma frase que diz: “o Homem que não lê, mal ouve, mal fala e mal vê”, e esse texto é uma dica para você corretor que deseja Vender+!
Os cuidados sobre quais informações nos baseamos é o passo principal para um entendimento da realidade. Relatórios oficiais, ainda que possam ser questionados, são uma primeira fonte importante de informações.
Em um outro momento, podemos dizer que uma segunda fonte são relatórios e fontes setoriais que tendem a ser um indicador fidedigno para a leitura do mercado, embora há que se observar que a tendência de otimismo em algumas dessas fontes é hegemônica.
Uma terceira fonte, sem dúvida, é a dos especialistas, acadêmicos e escritores do mercado imobiliário, que devem ser analisados sempre pela coerência de suas posições e argumentos, seu currículo de ações e trabalhos, bem como suas ligações profissionais. Por se tratar de análises individuais, a possibilidade de engano deve ser sempre considerada.
Uma quarta fonte é a imprensa especializada e a leiga. Nesse ponto, é fundamental separar a opinião e interpretação do jornalista dos dados apresentados. Uma boa reportagem em um jornal de circulação nacional pode ser, sim, uma útil fonte de informações, muitas vezes já digeridas e didaticamente relacionadas e que podem servir de base para diversas ações. Revistas do segmento também possuem essas mesmas possibilidades, entretanto, ela, sozinha, não pode ser a única fonte sobre a qual se baseiam as decisões.
A quinta fonte (e última!), ainda que pouco utilizada pelo mercado imobiliário, mas que começa a contribuir decisivamente para a definição de novos negócios, é a pesquisa de mercado diretamente realizada com os potenciais consumidores.
Uma dica de filme imperdível é “PETER DRUCKER: UMA JORNADA INTELECTUAL.” Este documentário revela muito mais que a vida de Peter Drucker. Na sua essência, ele nos demonstra, claramente, o quanto ideias simples, mas profundas, podem mudar o mundo, as empresas e, principalmente, as pessoas.
Mais do que nunca, precisamos nos guiar por pessoas que adicionam valores à nossa vida, seja através de suas palavras, seja através de suas ações.
A decisão de seguir em frente e fazer diferente, é sua, colega corretor. Você não alcançará o sucesso e Vender+ fazendo o que todo mundo faz. É na escassez que se encontra o valor das coisas.
Quer mais dicas de como se destacar na profissão? Siga-me no Instagram @si.andreabarros, garanto que você vai compreender como Vender+ com informações de qualidade e bom humor.