Imóvel foreiro: como funciona esse tipo de propriedade?

Algumas dicas que você corretor precisa saber para Vender+.

Imóvel foreiro é um tipo de casa, apartamento ou terreno cujos direitos estão cedidos a uma pessoa, mas que não a fazem proprietária do lugar. Por isso, para fazer uso do espaço, o usuário deve pagar taxas específicas.

As dúvidas envolvendo imóvel foreiro não são poucas: “que tipo de propriedade enquadra-se nessa definição?”; “é possível vender imóveis desse tipo?”; “que taxas específicas são cobradas?”. É muito importante esclarecer essas e outras perguntas durante uma transação imobiliária. Do contrário, você pode ter surpresas desagradáveis.

O imóvel foreiro é aquele que tem um “administrador”. Ou seja, uma pessoa que atua como dona do lugar, cuidando da manutenção do espaço, pagando impostos e podendo alugar e realizar construções. Contudo, ela não é a real proprietária do imóvel, mas possui uma espécie de licença de uso.

O dono do terreno, casa ou apartamento em questão é, geralmente, uma instituição ou o governo. Desse modo, podemos citar como responsáveis por esse tipo de propriedade:

  • a união, no que se relaciona com as áreas geridas pela Marinha;
  • os municípios;
  • a Igreja Católica, que possui vários bens espalhados por todo o Brasil.

Um imóvel foreiro gera um tipo de dívida eterna para o ocupante do local. Afinal de contas, enquanto ele estiver na propriedade, precisará pagar a taxa de foro ou de habitação. Contudo, existe uma forma de cessar essa obrigação: o aforamento. O termo significa que o dono do imóvel (União, governo municipal ou Igreja Católica) libera o usuário dessas taxas. Esse benefício é concedido a total critério do proprietário. Assim, caso ele tenha vontade, irá conversar com o foreiro e estipular um prazo máximo para que o pagamento tenha fim. O tempo não é pré-definido e pode durar um ano, dez anos ou, até mesmo, mais de uma geração. Porém, depois da data fixada, o ocupante passa a ser o total proprietário do imóvel.

É muito importante buscar informações aprofundadas sobre o imóvel que você está querendo vender, converse com seu cliente se a área é vinculada a algumas das instituições citadas ou, então, vá até a prefeitura e verifique os registros disponíveis.

As oportunidades de você alavancar sua carreira profissional dependem somente exclusivamente de você.

Além de tudo isso, trabalho com um método infalível que vai te ajudar a VENDER +, e não só vai te ajudar a Vender +, mas sim você vai SUPERAR A CONCORRÊNCIA COM O MÉTODO C.H.A = CONHECIMENTO, HABILIDADE e ATITUDE!!!

Quer mais dicas de como se destacar na profissão? Me siga no Instagram @si.andreabarros, garanto que você vai compreender como Vender+ com informações de qualidade e bom humor.

Sucesso e bons negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress