Inove e reinvente o seu negócio

Palestra João Kepler – Saber Imobiliário IV (2023), em resumo

Autor de oito livros, João Kepler é CEO da Bossanova Investimentos e investidor-anjo. Ao Saber Imobiliário, ele explicou que o termo startup é utilizado para designar empresas jovens e inovadoras, que se utilizam de ferramentas tecnológicas, como Youtube, Instagran, Whatsapp. Como exemplo, podem ser citadas: 5º Andar, Netflix, Airbnb, Ifood e Uber. O modelo de negócio, em geral, entrega um mesmo produto ou serviço de maneira repetitiva e escalável, isto é, que se rentabiliza de acordo com a escala, com pouco ou nenhum acréscimo de custos.

Qualquer tipo de negócio nesse contexto é ou foi uma sturtup. Kepler, porém, alerta que a mudança que hoje se verifica no mundo empresarial não é tecnológica, é de comportamento social. A tecnologia é apenas o meio que proporciona a mudança. A evolução social é o que provoca novas formas de pensar, de poder, de força de trabalho e novos modelos de negócios. Estes, por sua vez, geram novas profissões, competições e possibilidades, novos consumidores, novo marketing e novos vendedores. O sucesso está na capacidade de criação de conteúdo.

O momento é de mudanças. É preciso criar alternativas e novos canais de vendas. A opção é inovar em tudo: vendas, pessoas, processos, sistemas, gestão. Como fazer isso? Mudando perspectivas, ferramentas, canais e comportamento, tornando-se influente no que faz ou produz. Se alguém não está preparado para essas mudanças, reaprenda, reflita, replaneje, refaça e recomesse. É preciso aumentar o nível de consciência da informação. Para isso, os dados recebidos diariamente têm de ser processados em seis fases distintas para chegarem a impactar.

Basicamente, é coletar dados e transformá-los em informação. Esta, transforma-se em conhecimento, que gera sabedoria, compartilhamento e impacto. Um Corretor de Imóveis, ao chegar à última fase (impacto), não terá de se preocupar com auto apresentação. Ele já estará suficientemente conhecido para impactar com sua chegada. O palestrante mostra um filme em que uma bicicleta, ao se girar seu guidom para um lado, segue para o lado oposto. Dirigi-la é um grande desafio para o cérebro, acostumado com os movimentos tradicionais.

Neste caso, como nos negócios, é preciso resetar o cérebro, recomeçar. Analfabeto, hoje em dia, não é o que não sabe ler, é o que se recusa a aprender, desaprender e reaprender. A velha economia é oposta à nova. Vejamos casos de antes e depois: empresário > empreendedor; evitar problemas > enfrentá-los; local fixo > qualquer lugar; chefe > líder inovador; contra mudanças > provoca mudanças. Esta é a nova realidade. Outro ponto importante é que não basta entender de tecnologia, de negócio e de venda, se não se entender de gente.

Os clientes (pessoas) serão sempre o maior ativo das empresas. Portanto as moedas mais valiosas são a atenção, a capacidade de atração e conquista da atenção. O segredo do sucesso é ser interessante, não interesseiro. Quem se torna essencial, sempre será procurado. Encerrando, Kepler afirma que é preciso plantar sempre, com as duas mãos, mas colher com apenas uma delas, a fim de não esgotar o estoque de plantação. É preciso plantar e colher o tempo todo. É necessário não apenas inovar, mas estudar, aprender, servir e se relacionar sempre!

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