O Projeto de abastecimento de água deve ser estudado minuciosamente dependendo do empreendimento específico que apresentará necessidades únicas. Ele está ligado intrinsecamente à função das características e consumo do local, número de habitantes por lote ou unidade habitacional, posicionamento da rede, ou seja, se será no viário e qual posição e profundidade ou se será no passeio, simples ou duplo passeio por exemplo. O projeto deve seguir criteriosamente a diretriz emitida pela concessionária de saneamento local, onde estará descrito se será interligado em rede pública e qual a localidade do ponto de interligação, as características como profundidade, diâmetro e material da rede existente e demais informações específicas constantes nas diretrizes.
Assim como em outros projetos, o projeto precisa ser iniciado balizado nos projetos urbanísticos, arquitetônicos, terraplenagem e compatibilizado com os projetos de todas as outras redes projetadas.
Quando projetamos a rede de abastecimento de água pensando juntamente com os outros projetos evitamos retrabalhos e problemas desde a provação até a execução da obra.