Os horizontes de inovação no mercado imobiliário

Horizontes de Inovação são um framework desenvolvido pela McKinsey&Company, a partir de uma pesquisa com empresas de 10 segmentos diferentes, que visa ajudar as empresas a crescer de modo contínuo ao longo do seu ciclo de vida – em vez de estagnar por falta de inovação.

 

O QUE SÃO HORIZONTES DE INOVAÇÃO

A preocupação com o crescimento contínuo é algo que tem tirado o sono de gestores de pequenas a grandes corporações em nível mundial. O problema não está apenas em garantir o crescimento, mas sim sustentar a continuidade desse difícil e inovador processo.

Pensando em dar aos gestores e executivos do mundo todo um motivo a mais para resgatarem suas merecidas noites de sono, a McKinsey&Company criou as três dimensões que o gestor deve ter em mente para promover o crescimento do negócio de maneira consistente ao longo do tempo.

 

QUAIS SÃO OS HORIZONTES DE INOVAÇÃO

 HORIZONTE 1: CORE BUSINESS

O Horizonte 1 é baseado em práticas que funcionaram por um longo tempo e que possuem histórico comprovado, com base em experiência do passado.

Nesse horizonte, a preocupação é com a atividade principal da empresa, a principal responsável por criar fluxo de caixa e lucro. O objetivo deve ser obter o máximo de aproveitamento desse produto ou serviço, investindo em melhoria. Para isso, a inovação é voltada a aumentar a eficiência. Outro aspecto relevante é que os investimentos realizados no âmbito desse horizonte, de maneira geral, geram retorno no mesmo ano.

  • Exemplo para o mercado imobiliário: digitalização do marketing, serviços financeiros para os inquilinos, plataformas digitais para locação e eficiência operacionais.

 

HORIZONTE 2: NOVOS NEGÓCIOS EMERGENTES

Nesse horizonte, a preocupação é explorar novas oportunidades de negócios, mas que sejam uma extensão direta do negócio atual; por exemplo, lançar um novo produto ou expandir para um novo mercado.

A inovação nesse horizonte não é muito arriscada, porque parte de algo que a empresa já faz, já conhece, e desenvolve a partir disso. O investimento nesse horizonte tende a ser alto, pois a promessa de retorno também é.

Criada pela Amazon, empresa que incialmente vendia livros online, a plataforma de serviços de computação em nuvem – Amazon Web Services (AWS) – é um excelente exemplo de exploração desse horizonte.

Com um modelo de negócios de atuação 100% online, a empresa precisou investir muito no Horizonte 1 e tornar-se uma especialista em gerenciamento e de servidores com alta flexibilidade garantiu a sobrevivência do seu negócio.

O resultado de todo esse investimento foi a exploração do Horizonte 2, quando de fato a empresa transformou essa experiência bem lapidada em um serviço de alta escalabilidade. Deu para perceber como os horizontes estão conectados, né?

  • Exemplo para o mercado imobiliário: serviços para residências, melhor experiência para os proprietários, empoderamento do corretor, serviços financeiros para o proprietários, data driven, novos modelos de vendas, marketplace imobiliário e fundos imobiliários.

 

HORIZONTE 3: EXPERIMENTAÇÃO

Nesse horizonte, a empresa trabalha com hipóteses. São ideias que precisam ser testadas e validadas, e não há uma previsão concreta de resultado. Nesse horizonte, o investimento deve ser voltado a viabilizar a experimentações, apenas. Os projetos poderão receber mais recursos depois que forem validados.

Um exemplo que caracteriza muito bem o Horizonte 3 é da provedora de filmes mundial via streaming, Netflix, que inovou produzindo suas próprias séries originais. O primeiro teste da empresa global com a criação de conteúdo foi em 2013, dando à luz a série House of Cards. A ideia demonstrou potencial e, em 2018, a empresa lançou mais de 1.500 horas de filmes e séries originais.

  • Exemplo para o mercado imobiliário: novos modelos de locação, comunidades compartilhadas, prédios inteligentes e inteligência artificial.

 

PORQUE SE PREOCUPAR COM OS TRÊS HORIZONTES

Afinal de contas, conhecer esse framework, essa maneira de pensar na inovação, faz alguma diferença? Sem dúvida!

Os horizontes de inovação permitem ver a inovação sob diferentes perspectivas e avaliar a contribuição que cada uma delas traz para o progresso. O simples fato de facilitar a discussão em torno da inovação já é um benefício concreto desse framework.

É importante entender que essa classificação não implica em que uma inovação seja “melhor” do que outra. Pelo contrário: para enfrentar os desafios colocados pelo mundo atual e pelo futuro, todos os horizontes devem ser levados em consideração na tomada de decisões inteligentes. Empresas de sucesso, como Amazon, Apple, Google, Facebook, Nvidia, buscam inovar nos três horizontes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress