Por que imóveis próximos a parques valoriza tanto?

Se há um fator que sempre esteve no radar dos investidores imobiliários é a localização e neste ponto, precisamos adentrar em conceitos muitas vezes subjetivos, como a proximidade com comércios, facilidades e claro, as áreas verdes.

A questão que surge é: qual é o impacto real da localização frente a um parque na valorização dos imóveis?

 

Por que a demanda por estes imóveis tem crescido tanto?

Segundo dados do Estadão, o fator está relacionado a outros elementos, muitos deles, intangíveis, como qualidade de vida, anseio por uma vista que transmita paz e possa trazer algum tipo de refúgio mental.

 

A Valorização dos Imóveis no Brasil

No Brasil, o interesse por imóveis próximos a parques tem crescido consistentemente nos últimos anos, mas a razão disso está ligada à qualidade de vida e a possibilidade de uma pausa mental através de uma vista repleta de verde.

A urbanização intensa criou uma demanda por espaços verdes que ofereçam um refúgio da agitação urbana e os parques oferecem exatamente isso – um oásis de tranquilidade no meio da cidade. Algumas cidades, atuam com projetos de imóveis que englobam áreas verdes dentro do próprio condomínio, como Curitiba, Penha em SC e Caucaia no Nordeste.

Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, parques como o Ibirapuera e o Parque Lage não são apenas áreas de lazer, mas também funcionam como âncoras de valorização imobiliária, possibilitando não só qualidade de vida aos moradores, mas também adiciona um diferencial significativo aos imóveis circundantes podendo\ chegar a 20% ou mais, dependendo da localização e da infraestrutura disponível.

Já no epítome da valorização imobiliária frente a parques, não podemos ignorar Nova Iorque e seu icônico Central Park, onde desde a sua criação, a região tem sido um dos principais motores da valorização imobiliária na cidade, podendo chegar a valer mais de  U$ 2.000 o metro quadrado de imóveis locados.

Bairros como o Upper West Side e o Upper East Side experimentaram uma ascensão meteórica nos preços dos imóveis devido à sua proximidade ao parque, sendo muito mais expressiva do que no Brasil, ultrapassando os 30% em comparação com áreas semelhantes, mas distantes do parque.

Além do Central Park, outros parques em Nova Iorque, como o Prospect Park no Brooklyn e o High Line no West Side de Manhattan, também têm impulsionado a valorização imobiliária em suas respectivas áreas.

Independentemente de estarmos falando do Brasil ou de Nova Iorque, fica claro que a proximidade a parques urbanos é um fator-chave na valorização imobiliária, representando uma oportunidade de investimento sólida para aqueles que buscam propriedades com potencial de crescimento de valor a longo prazo.

Então, se você está pensando em investir em imóveis, não subestime o poder dos parques urbanos e como eles podem fazer todo sentido para o seu investimento.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE SOPHIA MARTINS:

Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.

Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress