Ser corretor de imóveis é sem dúvida ter a certeza de que tem uma profissão cheia de vantagens. Mas infelizmente, ela também tem um lado positivo e negativo. Pra ser um profissional bem sucedido nesta área, é indispensável ter conhecimentos gerais e não ter preguiça de estar sempre se atualizando, assim você verá muito mais o lado positivo do que o negativo.
É muito interessante também você analisar se está na profissão certa, pois para saber se vale a pena ou não passar por todas as desvantagens, é importante analisar todos os pontos que rondam a carreira com cautela e tomar um lado pessoal se isso é o que você procura para a sua vida.
Antes de apontar os prós e contras, quero falar um pouco como funciona a profissão do corretor de imóveis: esse profissional é responsável por fazer toda a mediação de captação de imóvel para a imobiliária e processos de compra e venda direto com o cliente.
Segundo o COFECI, o mercado imobiliário recebe mais de 2 mil corretores todos os meses, o que torna esse mercado extremamente competitivo no Brasil.
1 – A profissão é extremamente democrática: Qualquer pessoa acima de 18 anos pode ingressar nesta profissão, é necessário fazer um curso especializado, para assim estagiar e depois estar apto para fazer as mediações.
2 – Autonomia: Corretor é muitas vezes um profissional autônomo, isso torna a profissão bastante flexível. É o próprio profissional que tem controle total da agenda dele e faz o próprio horário de trabalho.
3 – Pode ganhar muito acima da média: Corretor de imóveis não tem salário fixo, mas quando recebe as comissões por vendas ou locações, ele pode faturar muito mais do que a média salarial do mercado de trabalho.
1 – Muita flexibilidade pode ser um desafio: Para muitos a flexibilidade é uma vantagens, mas para outros não. É preciso saber administrar o próprio tempo, ter boa organização e ter personalidade forte.
2 – Salário: Infelizmente o corretor que não vende, não ganha nada! Diferentes de profissionais CLT, o corretor de imóveis não ganha vale transporte, alimentação, convênio médico e nenhuma outra ajuda de custos. Isso é com certeza um contra para quem tem dificuldades de vender, pois as vezes se vê cerca de 3 a 5 meses sem receber nada. A organização financeira é muito importante nessa hora.
3 – Mercado competitivo: Isso exige dos corretores de imóveis muito estudo e dedicação para sair na frente da concorrência. Não é fácil se diferenciar dos demais, então esse se torna um desafio para quem acha que corretor de imóveis não precisa se capacitar.
Corretora de imóveis que tem o dom e vontade de ensinar tudo o que já aprendeu em mais de 15 anos de profissão!
CRECI n.º 22018
(41) 99288-0233
Curitiba/PR