No último artigo, comentei sobre algumas dicas para implementar Transformação Digital na sua imobiliária. Hoje vou revelar mais sobre as etapas e como implementar alguns elementos essenciais para conquistar as mudanças necessárias para preparar sua imobiliária para o mercado imobiliário digital.
A Transformação Digital é o resultado de processos essenciais que, divididos, se caracterizam em digitização, digitalização e, para completar, o próprio conceito de Transformação Digital.
Confira, abaixo, um breve resumo de cada uma dessas fases e como cada etapa culmina na inovação tecnológica da atualidade:
Digitização
Descrito como um processo de transição de informação analógica para o digital, o processo de digitização resume na transformação de dados em bits, os quais são armazenados em dispositivos eletrônicos.
Digitalização
Fazendo uso de conceitos avançados, tais como Criptomoedas, Blockchain, Big Data e Internet das Coisas, o processo de digitalização é mais abrangente, pois resulta em mudanças reais realizadas nas organizações, através de uma visão mais holística da tecnologia.
Transformação Digital
Finalmente chegamos à Transformação Digital que, resumidamente, pode ser entendida como o efeito geral da digitalização na sociedade.
É interessante notar que, por meio dela, as barreiras culturais, leis, estruturas socioeconômicas e padrões organizacionais são transformadas.
Em suma, a digitização converte, a digitalização efetua o processo e a Transformação Digital é resultado.
A implementação de novas tecnologias é capaz de promover a Transformação Digital, muito embora, seja necessário que as organizações invistam em capacidades relacionadas a três pilares fundamentais, que são: modelos de negócio, experiência do cliente e processos operacionais. Confira os principais conceitos de cada um desses pilares:
Modelo de negócios
Tem relação direta com a quebra de barreiras a partir da conexão de ferramentas inovadoras que não seriam possíveis sem as novas tecnologias.
Isso significa uma expansão que afeta o modelo de negócios de muitas empresas, onde é possível adotar os meios digitais como recursos estratégicos, incluir novos produtos e expandir as utilidades dos serviços de um negócio.
Um exemplo disso seria a mudança de atendimento físico para digital que passará a atender um número maior de clientes.
Experiência do cliente
Esse é um dos aspectos mais visíveis dentro de uma organização, afinal, a preocupação com o atendimento denota novas formas de se relacionar com o público, melhorando a qualidade dos serviços e, consequentemente, a possibilidade de levar a organização para um novo patamar.
Trata-se de um processo capaz de fazer com que as empresas venham conhecer melhor o comportamento de seu cliente e, por conta disso, saibam como melhorar o caminho de compra do consumidor.
É interessante verificar que, hoje em dia, muitas centrais de atendimento, por exemplo, já dispensam o esforço de operadores humanos, sendo lideradas apenas por máquinas.
Processo Operacional
O gerenciamento de desempenho, interação entre colaboradores e digitização de tarefas estão relacionados aos processos operacionais que estão ficando ainda mais automatizados para que tudo funcione de forma inteligente.
E tal automatização se caracteriza pela adoção da robotização, Internet das Coisas e outras tecnologias, as quais promovem o rápido compartilhamento de informações, fazendo com que os times possam trabalhar de forma eficiente e rápida, resultando em uma produtividade mais significativa aos negócios.
E aí, gostou? Nos próximos artigos vamos abordar mais sobre tecnologia e inovação no mercado imobiliário.