O Brasil registrou em nos últimos anos um déficit habitacional de 5,876 milhões de moradias, apontam dados apresentados pela Fundação João Pinheiro. O indicador inclui domicílios precários, em coabitação e domicílios com elevado custo de aluguel.
Segundo a pesquisa, essas quase 6 milhões de moradias representam 8% dos domicílios do país. O alto valor do aluguel urbano responde por mais de metade do déficit habitacional total – um total de 3.035.739 de moradias.
O índice chegou a cair entre 2017 e 2018, mas voltou a subir nos últimos anos.
Segundo pesquisa realizadas pelo IBGE e FGV o Brasileiro demora aproximadamente 50 anos para sair do aluguel e realizar o tão esperado sonho da Casa própria.
Hoje temos algumas modalidades de crédito imobiliário, bem como programas de incentivo à Habitação como Casa Verde e Amarela (Antigo Minha casa minha vida), esses financiamentos ajudam os brasileiros a antecipar a compra do imóvel, onde as parcelas ficam praticamente o mesmo valor do aluguel. Hoje com 30 dias de carteira assinada o proponente comprador já pode solicitar a análise de crédito e se for aprovado contratar o seu financiamento imobiliário de imediato.
Agora vamos falar do crédito imobiliário!
Financiamento imobiliário é uma modalidade de crédito, empréstimo com garantia Real, que foi criado pela Lei 4.380/1964
São os financiamentos regidos pela lei de alienação fiduciária, lembra dos casos onde compramos um bem e ele fica alienado ao banco até o momento da quitação total da dívida é isso. A propriedade plena do bem só passa a ser totalmente do proponente comprador depois da quitação integral.
O financiamento imobiliário foi criado com o objetivo de ser uma modalidade de crédito que pudesse viabilizar a compra e venda de imóveis para milhares de Brasileiros.
Hoje já se passaram muitos anos e o financiamento imobiliário e a modalidade de crédito mais cresce em nosso país.
Trata-se de um crédito acessível, é praticado pelas principais instituições financeiras do nosso pais!
No nosso cenário atual, quase 70% dos imóveis vendidos no Brasil , são comercializados através de financiamento imobiliário.
Segundo a ABECIP/ FEBRABAM essa é a modalidade de crédito que mais cresce no Brasil
Segue abaixo alguns benéficos desse empréstimo.
Obs.: As regras estão regulamentadas em lei , porém cada instituição financeira possuem suas políticas internas de concessão de crédito.
Ficou com alguma dúvida, acesse nossas redes sócias, temos uma equipe especializada em financiamento e registro imobiliário, pronta para te auxiliar em todo processo de contratação do seu financiamento ,
Somos correspondentes das principais instituições financeiras.
Bacharel em Direito
Pós-graduada em Direito Imobiliário
Especialista em Financiamento Imobiliário e Registro de imóveis
Sócia proprietária da Empresa Exata Soluções @ Exata Soluções
Certificações ABECIP /FEBRABAM e ANPES
Correspondente CORBAM dos bancos, Caixa Econômica, Santander, Bradesco e Itaú.