A topografia tem aplicação em vários momentos de um desenvolvimento imobiliário sendo indispensável em qualquer empreendimento que você pense em executar.
È utilizada por exemplo, no momento da negociação de uma área, em regularizações, no desenvolvimento de projetos, estudos e até delimitações para execução da obra.
A topografia também é vital para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos, fazendo parte desta etapa burocrática do processo.
Há vários métodos usados na obtenção de levantamentos topográficos. Por isso, o mais adequado para ser utilizado depende do tamanho, da escala e da complexidade dos objetos de estudo. Afinal, a escolha da melhor abordagem também depende da acessibilidade e da qualidade da informação existente no levantamento.
Quando falamos de empreendimentos com maiores complexibilidades como condomínios e loteamentos é imprescindível a realização de um bom estudo topográfico com maiores prescrições e detalhes, pois, estamos falando de um custo de execução de obra significativo e um erro em escala pode significar uma grande perda.