Em continuidade ao artigo (I), de mesmo título, apresentamos a seguir o resumo dos oito preceitos identificados e explicitados por Luiza Trajano, empresária e Presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, como importantes competências empresariais, na segunda vídeo-aula oferecida, recentemente e gratuitamente, pela PUCRS, com nossos agradecimentos pela dádiva.
Transformação digital (1). Luiza lembra a experiência em transformar sua empresa 100% física em uma organização da era digital. Segundo ela, a prática mostrou que, para obter sucesso, mais do que apenas usar dispositivos digitais, é preciso ter cultura digital, aplicar no dia-a-dia formas mais agradáveis e eficientes de se comunicar, desburocratizar e otimizar as relações, negócios e projetos.
Conectividade (2). A empresária afirma que a internet e a tecnologia permitem um novo conceito de conectividade que, se bem utilizado, possibilita que outras competências, como a cooperação, possam ser aprimoradas.
Cooperação (3). Tanto em sociedade quanto em equipes de trabalho, a cooperação, utilizando-se da conectividade, redes sociais e conversas online amplificam o potencial de projetos, negócios e ações da própria organização.
Atendimento (4). Relacionar-se com atenção e devoção aos clientes é fundamental, mesmo na economia digital. Se antes o atendimento acontecia “olho no olho”, hoje ele requer conectividade e transformação digital sem dispensar formas modernas de encantar e fidelizar o público. A professora lembra toda a história da Magazine Luiza, desde a definição do nome, por meio de concurso entre a população local, até as lojas físicas, que falam a língua da comunidade, as lojas virtuais, o “AvatarLU”, os parceiros “MagaLU”, tudo demonstra uma constante busca do sucesso, em meio a uma “revolução” cultural.
Inovação (5). É a capacidade de entender a mudança como oportunidade, e não como ameaça. A inovação, como cultura, permite sempre beneficiar-se de um mundo e de um mercado que mudam o tempo todo.
Propósito (6). Significa enxergar propósito no trabalho, na família, na sociedade e na vida, como um todo. É saber utilizar esse propósito para se manter motivado para grandes realizações, mesmo em cenários de grandes mudanças e dificuldades.
Empatia (7). É definida como a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e, com isso, ser capaz de entender seus anseios e necessidades. Uma pessoa empática pode compreender, atender e criar soluções melhores e mais compatíveis para o sucesso de seus negócios.
Liderança (8). Este foi o ponto norteador da conferência de Luiza Trajano, como competência exemplificativa para sua própria personalidade. Ela demonstrou sentir-se à vontade frente ao desafio de conduzir sua organização e suas equipes de trabalho, para que se tornassem uma melhor versão dela mesma. Luiza Trajano conceitua liderança como a “capacidade de levar as pessoas mais longe do que elas mesmas acham que podem chegar”.
Enfim, estes e os do artigo anterior, sob o mesmo título, são os ensinamentos que pudemos absorver e sintetizar das duas vídeo-aulas citadas. Esperamos que, como nós, quem os leia possa apreender um pouco do sentimento e do conhecimento de quem tem muito a nos ensinar.