São eles:
Obras de Terraplenagem
A terraplanagem é uma técnica que consiste em cortar e retirar o excesso de terra de um ambiente a fim de deixar a região nivelada. Nesse método, o material retirado é, muitas vezes, utilizado para cobrir outros espaços mais vazios de forma a deixar tudo plano para regularização do terreno e caminhamento de guias superficiais, de forma a otimizar os projetos de drenagem e esgoto.
Implantação de Rede de Esgoto
A Rede Coletora de Esgoto é um dos principais itens que compõem o conjunto de projetos de um empreendimento. O Projeto de Rede Coletora de Esgoto deve ser criteriosamente estudado em função das características do local, declividades das vias, se a rede será projetada no viário e os tipos de tubulação empregada no Projeto de Rede Coletora de Esgoto.
Somando aos itens descritos acima, deve-se também avaliar as declividades das quadras e lotes para determinar as possíveis faixas de vielas sanitárias e passagens laterais, profundidade das redes no viário e no passeio, declividade mínima empregada nos coletores, determinação dos ramais de ligação, entre outros aspectos que sofrem variação em função da concessionária de saneamento local.
Implantação de Rede de distribuição de Água
A Rede de Água deve ser estudado minuciosamente em função das características e consumo do local, número de habitantes por lote ou unidade habitacional, posicionamento da rede. A rede de água, diferente da rede coletora de esgoto, trabalha por conduto forçado e deve possuir os acessórios e dispositivos necessários para a perfeita operação, como posicionamento estratégico.
A Rede de Água deve seguir criteriosamente a diretriz emitida pela concessionária de saneamento local, onde estará descrito o ponto de interligação, ou seja, se será interligado em rede pública e qual a localidade do ponto de interligação, as características como profundidade, diâmetro e material da rede existente e demais informações específicas constantes nas diretrizes.
Implantação de Rede Drenagem de Águas Pluviais
Todo empreendimento necessita de drenagem, seja residencial, comercial ou industrial. O Projeto de Drenagem é de suma importância para o desenvolvimento e aprovação do projeto do empreendimento como um todo, sendo item obrigatório.
O processo da elaboração de projeto de drenagem consiste em criar redes para escoar as águas da chuva em um terreno. Podem ser feitos com tubos, canais, valas, fossos ou túneis. Todos possuem a função de retirar o excesso de água presente na área e tornar o solo o mais aproveitável possível.
Obras de Pavimentação e Sinalização
A Pavimentação é composta por uma estrutura de múltiplas camadas construída sobre a terraplenagem e destinada, técnica e economicamente, a resistir aos esforços oriundos do tráfego e a melhorar as condições de rolamento. Além de toda sinalização necessária para o empreendimento em questão.
ETE – Estação de tratamento de esgotos sanitários
É a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental. São os espaços projetados para realizar as diferentes etapas desse tratamento, que podem variar de acordo com as características e necessidades de cada município.
Rede de Energia elétrica
A distribuição de energia elétrica por meio de cabos aéreos suspensos em postes de concreto continua sendo o método tradicional praticado no mercado.
Embora a configuração física de uma rede elétrica aérea deva respeitar normas de espaçamentos e estruturas definidas pelas Concessionárias de energia. Isto porque uma infraestrutura de qualidade (guias, asfalto, bocas de lobo, rede elétrica) reflete na imagem do Empreendimento e da marca, valorizando-os, independente do segmento do Empreendimento (baixo, médio ou alto padrão).
Quando tratamos de empreendimentos como loteamentos fechados ou de acesso controlado, condomínios e empreendimentos de multipropriedade teremos a execução das obras que provém dos projetos arquitetônicos elaborados para cada modalidade