A Fundação Getúlio Vargas (FGV), através do seu Instituto Brasileiro de Economia, lançou no dia 11/01/2022 o ÍNDICE DE VARIAÇÃO DE ALUGUEIS RESIDENCIAIS (IVAR/FGV), que será calculado com base em dados coletados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte (ao menos por enquanto) e os contratos de locação residencial assinados nessas respectivas cidades.
Com o salto do IGP-M, índice muito utilizado para correção monetária anual nos contratos de locação, e com os grandes dilemas passados pelos inquilinos durante a Pandemia pela correção através do IGP-M, a FGV lançou o IVAR, com o intuito de medir a evolução mensal dos valores residenciais nessas quatro cidades citadas acima através de uma média ponderada.
Nesse índice, os valores dos novos contratos de locação residencial e os reajustes dos contratos de locação residencial já existentes são catalogados, assim como os valores negociados entre o inquilino e locador e as características de cada imóvel.
O IVAR será divulgado mensalmente, iniciando oficialmente em janeiro de 2022, totalmente voltado para o mercado imobiliário, sugerindo uma substituição ao IGP-M num futuro próximo.