10 casas surpreendentemente pequenas no Japão

Algumas propriedades possuem são construídas em terrenos com menos de 25 m²!

Morar de forma confortável em uma casa com fachada com menos de 3 metros de largura pode parecer uma tarefa bem difícil para muitas pessoas. Entretanto, diversas casas no Japão precisam se adequar a estas medidas. As kyosho jutaku, ou micro casas, como são chamadas no país, fazem parte do dia a dia de boa parte das pessoas nas grandes cidades japonesas. Para criar ambientes confortáveis em metragens tão reduzidas, a solução encontrada pelos arquitetos é apostar em imóveis altos e que utilizam outros materiais além dos blocos de concreto tão comuns no Brasil.

A demanda por casas pequenas no Japão começou a aumentar no final da década de 1990. A escassez de terrenos e o perigo iminente em algumas regiões japonesas, por conta de terremotos, furacões e tsunamis, fazem com que os preços sejam altos e que cada espacinho de terra seja extremamente valioso no país asiático.

Por conta disso, as micro casas se tornaram tão comuns no país. O arquiteto Yasuhiro Yamashita, do escritório de arquitetura Atelier Tekuto, é um dos principais representantes deste tipo de arquitetura no Japão. O profissional consegue aproveitar terrenos com menos de 25 m² para criar casas confortáveis aos proprietários. O trabalho criativo e inteligente já rendeu ao arquiteto dezenas de prêmios, como o International Architecture Awards, o Japan Concrete Institute Awards e o Asia Pacific Property Awards.

Pensando nisso, reunimos dez micro casas japonesas — incluindo projetos de Yamashita — que exemplificam como o espaço é aproveitado de forma excepcional. Confira!

1. Estreita casa de três andares

10 casas surpreendentemente pequenas no Japão (Foto:  )

(Foto: Makoto Yoshida)

Para a maior parte das pessoas, a ideia de construir uma casa em um terreno com menos de 3 metros de largura parece impossível. No entanto, o Atelier Tekuto, liderado por Yamashita, conseguiu realizar esta tarefa nesta casa em Tóquio. O imóvel inclinado, em formato de trapézio, tem cerca de 58 m² e foi construído em uma área de 22 m². Para que isso fosse possível, o estúdio apostou em paredes extremamente estreiras feitas com painéis de plástico reforçado. Além de ocupar pouco espaço, o material é translúcido e permite a entrada de iluminação natural para dentro da casa. Além disso, o imóvel projetado para um jovem casal japonês com orçamento limitado ganhou três andares e um porão habitável.

2. 1,4 metro de largura
10 casas surpreendentemente pequenas no Japão (Foto:  )

(Foto: MASAO NISHIKAWA)

Um espaço de 1,4 metro de largura foi suficiente para que o escritório de arquitetura Apollo Architects & Associates conseguisse projetar uma casa de 80 m². O imóvel de dois andares tem dois banheiros, uma suíte master e um quarto para o filho dos proprietários no primeiro piso. Já no segundo andar, há um espaço que integra sala de estar, jantar, cozinha e varanda. A decoração minimalista e os interiores totalmente brancos também foram pensados para reforçar a sensação de amplitude do espaço.

3. 19 m² em Tóquio
10 casas surpreendentemente pequenas no Japão (Foto:  )

Construída em um terreno de 29 m², esta casa é um exemplo de como aproveitar os espaços com maestria. A propriedade, projetada pelo arquiteto Takeshi Hosaka, tem 19 m² e foi pensada para comportar até duas pessoas. O imóvel possui uma cozinha, uma mesa para estudos e refeições, uma cama, um banheiro e tem espaço até para plantas, obras de arte e discos. Para resolver os problemas de iluminação causados pelo espaço reduzido, o arquiteto apostou em uma claraboia que garante luz natural o ano inteiro.

4. Micro-casa de aço

10 casas surpreendentemente pequenas no Japão (Foto:  )
(Foto: Takeshi Taira)

Um casal com três filhos comprou um terreno de 41 m² em um bairro residencial de Tóquio. A ideia era criar uma casa ampla, confortável e com baixo orçamento. Para isso, o Atelier Tekuto apostou em uma construção curvada em aço. O primeiro andar da casa foi utilizado para a sala de estar, que é integrada com a cozinha, e um banheiro. Já nos dois pisos superiores, o estúdio posicionou os quartos das crianças e do casal. Para garantir a entrada de luz natural na casa, os arquitetos apostaram em uma janela larga que vai de um lado a outro da casa. Dessa forma, o pequeno terreno deu espaço a uma construção com área de 70,8 m².

5. Casa contemporânea em Osaka
10 casas surpreendentemente pequenas no Japão  (Foto: Toshiyuki Yano)
(Foto: Toshiyuki Yano)

Fora da populosa capital Tóquio, esta casa em Osaka também precisou aproveitar ao máximo o espaço do terreno. O maior desafio dos arquitetos do estúdio Fujiwaramuro Architects para projetar este imóvel foi desenhar uma fachada com menos de três metros de largura. Para criar um espaço confrotável, moderno e bem iluminado, os profissionais apostaram em uma fachada de vídeo e conseguiram criar um imóvel de 70 m² com três andares e uma garagem para um carro.

6. 32 quartos
10 casas surpreendentemente pequenas no Japão (Foto:  )
(Foto: Jun Igarashi)

Ao falar em uma casa com 32 quartos, logo pensamos em uma mansão ou até mesmo em uma daquelas propriedades que só vemos no cinema. No entanto, esta casa de 88 m² no Japão, construída em um terreno de 37,9 m², prova que não é bem assim. O imóvel, projetado pelo arquiteto japonês Jun Igarashi, é organizado ao redor de uma escada central em espiral que leva para vários nichos de tamanhos distintos.

7. Estreito terreno de 37 m²
10 casas surpreendentemente pequenas no Japão (Foto:  )
(Foto: Toshiyuki Yano)

No centro de Tóquio, o estúdio de arquitetura FujiwaraMuro Architects aproveitou um pequeno terreno de cerca de 37 m² para construir uma casa de 63 m². O imóvel conta com três andares e um porão. No térreo, há uma garagem com capacidade para um carro. O segundo andar conta com uma cozinha com sala de estar, jantar e varanda integradas. Já no terceiro piso, há um quarto principal e um dormitório secundário. Os arquitetos também apostaram em uma claraboia para permitir a entrada de luz solar.

8. Urban jungle em micro edifício 
10 casas surpreendentemente pequenas no Japão (Foto:  )
(Foto: Iwan Baan)

Situada em um distrito comercial de Tóquio, no Japão, esta casa repleta de plantas foi construída em um estreiro terreno de somente quatro metros de largura. Com quatro andares, o pequeno edifício recebeu paredes de vidro para garantir a entrada de luz natural e economizar espaço. O projeto, desenvolvido pelo arquiteto japonês Ryue Nishizawa, inclui ainda um espaço de trabalho para os moradores, que são escritores. As plantas posicionadas na fachada foram pensadas para trazer mais privacidade aos proprietários, além de tornar o ambiente mais fresco e ajudar a melhorar a qualidade do ar.

9. Casa em 63.02°
10 casas surpreendentemente pequenas no Japão  (Foto: Schemata Architects)
(Foto: Schemata Architects)

Para resolver a falta de espaço de um pequeno terreno de 44 m², o arquiteto Jo Nagasaka e o estúdio Schemata Architects projetaram um pequeno edifício inclinado em 63,02°. A fachada curvada ganhou duas amplas janelas que trazem iluminação natural para a propriedade, que inclui um escritório comercial e um micro apartamento para alugar. Dessa forma, os arquitetos conseguiram transformar o espaço reduzido em uma ampla propriedade de 71 m² com aparência minimalista e paredes em concreto aparente.

10. Espaço entre duas casas
10 casas surpreendentemente pequenas no Japão (Foto:  )
(Foto: Ikunori Yamamoto)

O espaço entre duas casas no bairro Bunkyo-ku, que é um dos mais povoados de Tóquio, foi suficiente para a construção desta estreita casa. Projetada pelo arquitetos Osamu Nishida e Naoko Mangyoku, o imóvel foi construído em um terreno de menos de 27 m². Para permitir que os proprietários entrem na casa e para trazer mais luz natural ao imóvel, o estúdio separou a propriedade em duas estreitas colunas interligadas, que formam pequenas varandas.

 

Fonte: Casa Vogue

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress