A inteligência artificial e o seu futuro no mercado imobiliário

Você já deve ter ouvido falar o lido em algum lugar sobre as inovações tecnológicas da Inteligência artificial (IA) e sobre suas possibilidades. Hoje resolvi fazer um breve resumo sobre como vejo sua origem e interação no mercado imobiliário nos próximos anos.

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que as máquinas tomem decisões de forma autônoma usando dados armazenados em nuvem. Essencialmente, a IA pode nos ajudar a automatizar tarefas e processos em nossas vidas, poupando-nos tempo e facilitando nossas vidas. No mercado imobiliário, a IA pode nos ajudar a tomar melhores decisões sobre para quem vender, onde comercializar um imóvel e quanto oferecer por ele. Por exemplo, podemos usar a IA para identificar padrões em dados e fazer previsões sobre tendências futuras. Isto poderia nos ajudar a decidir quando vender um imóvel e obter o máximo por ele, ou por que evitar de vende-lo em um determinado momento.

Com a ajuda da IA, também podemos automatizar o processo de busca de uma propriedade. Por exemplo, podemos usar a IA para pesquisar propriedades na Internet ou através de bancos de dados. Também podemos usar a IA para identificar propriedades que possam ser lucrativas. Isto poderia nos ajudar a economizar tempo e dinheiro na busca de um imóvel que melhor se adeque a nossas necessidades do momento.

Num futuro próximo, poderemos ver também o uso de IA no mercado imobiliário. Por exemplo, podemos ver o uso de IA para identificar potenciais compradores ou vendedores. Isto poderia nos ajudar a automatizar o processo de encontrar um comprador ou vendedor para um imóvel. Podemos também ver o uso de IA na forma de agentes virtuais. Os agentes virtuais são programas de computador que atuam como intermediários entre compradores e vendedores. Eles podem ajudar no processo de negociação e ajudar a garantir que ambas as partes fiquem satisfeitas com o negócio.

Em geral, a IA é uma tecnologia que estará mudando o mercado imobiliário nos próximos anos, nos ajudando a automatizar tarefas e processos e a tomar melhores decisões sobre para quem vender, onde comercializar um imóvel e quanto oferecer por ele. Num futuro próximo, podemos ver também o uso da IA na forma de agentes virtuais dando suporte aos corretores e intermediadores atuais que se modernizaram para isso.

Para você que ainda esta com duvida desta adoção e da revolução que a IA irá proporcionar, vou relatar alguns pontos aqui. A inteligência artificial (IA) já é realidade a alguns anos e já está desempenhando um papel significativo no mercado imobiliário. A tempos produtores de conteúdos digitais utilizam desta tecnologia para criar bases de textos de blogs, artigos, matérias e até noticias, tornando suas atividades mais rápidas e eficientes. Talvez você corretor e incorporador ainda não percebeu isso. Quando pde um site novo, uma nova logomarca para seu produto, um texto para uma postagem. Para ganhar escala as pequenas empresas (startups) criaram soluções para isso, e escalaram através da adoção da IA. Mas não para por ai, com a escala dada pelo lançamento ao mercado da IA chamada CHATGPT da empresa OpenAI, estamos vendo esta tecnologia alçar novos voos. Especialista já preveem que a tecnologia assim que associada a outras já disponíveis poderá transformar até então a exponencial revolução da Web 3.0 em uma pequena ervilha ao lado da gigantesca revolução que a IA promete criar. Veja alguns exemplos de associações que podemos ver e viver em breve no setor.

 

Comando de voz, PLN, machine learnig e deep Learning

Algumas das plataformas mais populares alimentadas por IA já incluem Comando de Voz e com isso também integram sistema de machine learning, ou seja, aprendizado constante da máquina, analise processamento de linguagem natural e deep learning. O que isso quer dizer? Elas ouvem o que você pede, executam, apresentam o resultado, corrigem se estiver errado, aprendem com isso e não repetem a falha.

 

Internet da Coisas (IoT) e sensores

Associada com IoT, poderemos ver a IA atuando em portarias eletrônicas de prédios aprenderem com seus próprios erros, sistema de monitoramento e controle de acesso se tornarem cada vez mais inteligentes e seguros, mapeando pessoas, comportamentos, expressões e aprendendo a identificar riscos com estas informações, sistema poderá medir o comportamento dos usuários no interior de um condômino e com a IA te orientar sobre melhor horário para usar a pisciana ou deixar a garagem do edifício sem transtorno.

 

Blockchains, Tokens e NFTs

Quando ainda adicionamos a possibilidade de integração da tecnologia IA a infraestrutura disponibilizada pela Blockchain, passaremos a ter tudo registrado em tempo real e alto nível criptográfico, transparente e seguro. A Blockchain funcionará como um ledger digital que permitirá transações seguras, transparentes e à prova de adulteração e garantindo a privacidade e registro de tudo que foi feito via IA, permitindo assim rastreabilidade e monitoramento tanto do aprendizado quando das informações geradas pelos sistemas integrados a tecnologia. Poderemos ver já em breve a criação de chaves de acesso criptográficas para acesso a  apartamentos virtuais com o emprego de NFTs (non–fungible tokens). Estes funcionariam como fichas únicas que só poderiam ser utilizadas uma vez como ferramentas de controle de acesso a propriedades digitais, ou seja, maquetes eletrônicas criadas no metaverso em ambientes virtuais pelos seus empreendedores e que serviram para medição de Leads gerados e que acessaram o bem digital do empreendimento.

 

Metaverso, avatares, Meta-humanos e maquetes virtuais

O Metaverso poderá ser uma plataforma alimentada por IA que ajuda os profissionais do setor imobiliário a encontrar a propriedade perfeita para os clientes com base no cruzamento do comportamento dos clientes na rede onde a IA irá se aprofundar no entendimento dos clientes e suas necessidades sendo muito precisa na avalição e interpretação dos dados gerados (Deep Learning), se apropriando da produção de produtos virtuais (maquetes eletrônicas) dos empreendimentos e podendo ser assistida de avatares ou meta-humanos (sua versão virtual idêntica) se comportando como intermediadores ou apresentadores do produto em um ambiente virtual.

 

Para concluir, vamos sintetizar o que falamos até aqui.

A inteligência artificial (IA) tem o potencial de revolucionar o mercado imobiliário, melhorando a experiência do cliente e automatizando as tarefas. Associadas a tecnologia de comando de voz poderá ser usada para automatizar tarefas como mostrar propriedades, fazer ofertas e acompanhar os compradores. A IA também pode ser usada para gerenciar propriedades remotamente e reduzir custos com mão-de-obra e os riscos de vandalismos, roubo, furtos, falhas elétricas, vazamentos e manutenções geris em propriedades.  Integrado a IoT a IA poderemos ver os monitoramentos e gerenciamento de propriedades remotas escalar siginificativamente nos próximos anos. Todas estas informações ainda poderão ser enviadas para um computador, onde podem ser usadas para tomadas de decisões sobre manutenção, reparos ou compor base de dados para avaliações e compra de novas propriedades.

A tecnologia Blockchain poderá ser utilizado para rastrear a propriedade, e também pode ser usado para criar transações seguras entre compradores e vendedores mesmo que a compra tenha sido feita por uma IA. E com adoção dos NFTs (tokens não fungíveis) ou os TOKENs poderá ser rastreada qualquer operação ou dados mesmo que ela tenha sido realizada pelo intermédio de uma IA. E neste cenário o Metaverso se tornará uma plataforma de interação entre a IA, pessoas (clientes, intermediários e compradores) e produtos que permitirá aos usuários comprar e vender NFTs e tokens que representam bens ou serviços que estão sendo negociados por meios digais.

Juntas, estas tecnologias têm o potencial para revolucionar o mercado imobiliário. Elas podem ajudar os clientes a obter o melhor negócio possível, e podem ajudar os revendedores a administrar os imóveis de forma mais eficiente. O futuro parece brilhante para a indústria imobiliária, graças à inteligência artificial e à expansão tecnológicas que estamos sofrendo já alguns anos.

Se você está pronto para aproveitar o poder transformador da Inteligência Artificial no mundo dos negócios imobiliários, então é hora de começar a explorar todas as possibilidades que ela oferece. Descubra como a IA pode ajudá-lo a tomar decisões mais inteligentes, economizar tempo e dinheiro, e obter uma vantagem sobre seus concorrentes. Descubra como a IA pode abrir novas portas para você no mercado digital imobiliário.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE CLEBERSON MARQUES:

Empreendedor serial do mercado imobiliário, sócio e CEO na ATMO desenvolvimento imobiliário, Medflex investimentos, imobiliária IDEX, e Terra Token ativos digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress