Nos últimos anos, com a expansão das fintechs – de acordo com dados do estudo Inside Fintech, já são 1.289 atuando no Brasil -, o mercado imobiliário vem ganhando novas soluções e opções para tornar os negócios mais rentáveis. Diversos produtos proporcionam inovação e crescimento, tanto para imobiliárias quanto para proprietários, como é o caso da antecipação de aluguel.
A antecipação de aluguel é uma cessão de recebíveis futuros dos aluguéis que o proprietário do imóvel locado receberia mensalmente. Ou seja, uma empresa especializada no assunto paga de uma vez só os valores para o proprietário e, depois, desconta diretamente nas parcelas pagas pelo inquilino.
A operação pode ajudar a colocar as contas em dia, viabilizar viagens e até mesmo reformas nos imóveis locados. As empresas que oferecem o serviço normalmente trabalham de forma digital e com taxas de juros abaixo do mercado, o que torna ainda mais vantajoso. E para a segurança de todos, o imóvel deve estar vinculado a uma imobiliária, onde ocorre uma análise do contrato para a liberação do crédito.
Como citamos anteriormente, esses produtos inovadores que surgem no mercado trazem inúmeros benefícios também para as imobiliárias. Oferecer diferenciais que ajudam aos proprietários é um grande destaque nos negócios. No caso da antecipação de aluguel, imobiliárias que trabalham em parceria com empresas que oferecem o produto acabam tendo ganhos em retenção e captação de novos clientes.
A antecipação de aluguel, portanto, entra como um importante diferencial para o crescimento nos negócios. Já para os proprietários é uma oportunidade de crédito com taxas mais baixas.
De acordo com Augusto Meirelles, CEO da CashGO, fintech que oferece o serviço de antecipação, o mercado imobiliário tem um grande potencial e espaço para inovações. Com este produto, a ideia é explorar os bilhões de reais em recebíveis de locação que circulam no setor e fortalecer as imobiliárias.
“O aluguel é uma tendência, com muito espaço para expansão no Brasil. Queremos explorar o potencial desse mercado e tornar as imobiliárias mais rentáveis e competitivas com a antecipação de aluguel”, afirma Meirelles.