Apartamentos studios versus espaço amplo para morar: qual é o melhor investimento?

Com o crescimento populacional dos grandes centros urbanos, os diferentes tipos de moradias se adaptaram. As casas se tornaram cada vez mais compactas para atender a diferentes necessidades da sociedade e, se antes grandes residências eram sinônimo de luxo e conforto, hoje os apartamentos com metragens reduzidas são preferidos graças ao intimismo e praticidade que proporcionam.

Nas cidades maiores, os apartamentos ganharam força por promoverem segurança e abrigarem mais pessoas em um espaço menor. Ao contrário do tamanho relativamente grande em anos anteriores, com o passar do tempo surgiram outros conceitos, como os apartamentos studios, que podem ter até menos de 30 metros quadrados e cômodos integrados, com exceção do banheiro. 

Por um lado, essa tendência traz mais opções de lazer dentro do condomínio. Afinal, os encontros que não podem acontecer em um espaço o pequeno, são realizados em ambientes coletivos. Além disso, os apartamentos tipo studio normalmente são construídos em localizações estratégicas. É comum encontrar esse modelo próximo da zona central, o que pode favorecer bastante quem procura morar perto do trabalho. É o caso da cidade de São Paulo, onde muitos grupos vêm aderindo a esse estilo.

Por outro lado, o espaço compacto dos studios limita as opções para quem pretende ter mais móveis, utilizar o espaço para fins diversos ou acolher perfeitamente mais de uma pessoa. l É desafiador também pensar em uma decoração bem elaborada em um espaço o pequeno . Além disso, no caso de duas ou mais pessoas morarem juntas, o studio acaba sendo invasivo demais: não  espaços isolados, por exemplo, para que cada um mantenha a sua privacidade. É praticamente impossível ter filhos e animais de estimação, dividindo este mesmo espaço.

O custo-benefício, no entanto, é uma vantagem. Porém, com o valor de um apartamento studio nos grandes centros, é possível construir ou investir em um apartamento mais aconchegante em um bairro mais distante do centro. Nesse caso, vale pensar nas prioridades.

Com o modelo de trabalho home office já consolidado em todo o mundo, a sociedade segue revisando a definição daquilo que é essencial. Hoje, as pessoas voltaram os olhares para suas casas, pensando em soluções para o bem-estar, o equilíbrio e a harmonia. Diante desse novo cenário, o mercado imobiliário está alavancando ofertas de condomínios mais completos e com mais possibilidades nas áreas comuns.

Por mais que a vida seja corrida, morar bem é unanimidade entre os desejos das pessoas e morar em um apartamento pequeno pode facilitar esse estilo de vida mais prático. Além de ser mais fácil de limpar e cuidar de espaços compactos, também é uma ótima oportunidade para quem quer conquistar sua independência gastando pouco.

De modo geral, os empreendimentos que possuem apartamentos pequenos normalmente estão localizados em boas vizinhanças. Estar próximos de tudo, como em regiões com comércio ativo e até mesmo fácil acesso aos transportes públicos da cidade é mais uma vantagem desse modelo.

Além disso, estar em um condomínio que garante segurança e privacidade é um elemento cada vez mais valorizado por uma sociedade que aprendeu a ressignificar o seu tempo de lazer.

*Eduarda Tolentino é sócia e presidente do conselho da BRZ Empreendimentos. 

 

Sobre a BRZ Empreendimentos

A BRZ Empreendimentos é uma incorporadora nascida em 2009, em Hortolândia. A inovação está no DNA da companhia, que investe fortemente em ações de tecnologia dentro de seus projetos. Despontando com liderança no Sudeste brasileiro, a empresa chegou à marca de 100 lançamentos imobiliários em 2022. Para mais informações, acesse: https://brzempreendimentos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress