As melhores dicas de otimização SEO para imobiliárias

Investir em SEO para imobiliárias é essencial para o seu site na Internet atingir boas posições nas páginas de busca, como o Google, por exemplo. Aliás, o sonho de todos os sites é conquistar um bom lugar para que as pessoas possam encontrá-lo mais facilmente.

O SEO ajuda o seu site a conquistar esse espaço, mas é preciso saber como definir essa estratégia. Continue lendo para conferir algumas dicas úteis!

 

Dicas para melhorar o SEO para imobiliárias

Como você já sabe, SEO é uma estratégia de marketing digital que serve para que o seu conteúdo alcance uma boa posição nas páginas de pesquisas. Mas, para isso, é preciso levar em conta alguns fatores, confira logo abaixo quais são!

 

1 – Escolha a palavra-chave certa

A palavra-chave certa é um dos pontos mais importantes para você otimizar o seu SEO. Ao contrário do que muitos imaginam, a palavra-chave certa não é aquela que tem um maior volume de buscas, tampouco a com mais facilidade em rankear.

A palavra-chave certa é aquela que tem relação com a sua persona, que poderá solucionar os seus problemas e também tem chances reais de rankeamento. Para ajudá-lo a encontrar essa palavra-chave, você pode:

  • Usar long-tail keywords;
  • Escolher palavras de nicho mais específicas;
  • Fazer uma busca e análise da SERP.

Caso você use uma ferramenta de palavras-chave, tente comparar diferentes termos e escolha aquele com um volume de buscas médio para baixo e que tenha uma concorrência menor.

 

2 – Faça título e URL amigáveis

O título tem uma grande importância para o SEO, sobretudo para que o buscador possa identificar a relação da sua página com os termos que o usuário busca. Sendo assim, é crucial ficar atento quanto aos seguintes detalhes:

  • Formular títulos usando poucas palavras, para que as palavras-chave tenham mais valor;
  • Evitar ocupar o espaço para incluir elementos que não ajudam a descrever a página, como slogans ou frases desconexas;
  • Usar as palavras-chave principais no início do título.

De certa forma, essas mesmas dicas também se aplicam para formular títulos para URLs.  O ideal é sempre inserir a palavra-chave na URL e tentar mantê-la o mais curta possível, evitando que fique parecida com um código.

URLs curtas e com palavras fáceis são mais amigáveis e fáceis de memorizar. Assim o usuário poderá identificar a relação do conteúdo da página com a palavra-chave.

 

3 – Meta descrição

A meta descrição não irá afetar a forma como o seu site será rankeado para o SEO. Porém, para quem estiver pesquisando, esse aspecto poderá ser um fato decisivo para a pessoa acessar ou não a sua página.

Isto é, a meta descrição serve para indicar melhor do que se trata o seu conteúdo. Algumas dicas para caprichar na meta descrição são:

  • A descrição deve conter no máximo, 160 caracteres;
  • O conteúdo tem que ser breve, informativo e convidativo;
  • Usar call-to-action (CTA) é uma boa forma de incentivar o usuário.

A vantagem de uma boa meta descrição, é que poderá aumentar as taxas de cliques nos resultados da pesquisa que, por sua vez, é um ponto importante para o ranking.

Alguns softwares para imobiliárias possuem funcionalidades que auxiliam no preenchimento de títulos e descrições, mostrando um preview do aspecto de pesquisa.

 

4 – Imagens

Um conteúdo que tenha imagens, vídeos, infográficos, por exemplo, é mais memorável e uma ótima forma de obter backlinks, aparecendo em outros “setores” do mecanismos de busca, como imagens e vídeos mais bem ranqueados.

No entanto, as imagens precisam ser de qualidade e otimizadas para SEO. O que significa que precisam ter um tamanho adequado para que possam ser vistas com maior rapidez.

Um outro método de otimizar uma imagem para SEO é preencher o campo Alt-text, uma ferramenta de SEO que as plataformas de sites geralmente possibilitam, o que ajuda a ranquear o conteúdo nas palavras-chaves relatadas no ALT TEXT.

 

5 – Cabeçalhos (Headings)

Os cabeçalhos do texto, também conhecidos como headings, se enquadram à estrutura do código fonte da página, que servem para indicar como certos trechos do texto devem ser priorizados.

Sendo assim, o título do conteúdo deve ser (H1), ao passo que os subtítulos que têm direta relação ao tema principal devem ser colocados como H2, e os subtítulos com relação ao H2 devem ser apresentados em H3, e assim por diante, como uma hierarquia.

Isso torna a leitura mais fácil e objetiva, além de ajudar a alcançar uma melhor posição no ranking.

 

6 – Faça uma nova publicação todo mês

Para otimizar o SEO para imobiliárias, é preciso criar uma rotina de postagem. Pois, ficar muito tempo sem postar demonstra ao Google que o site não tem movimentação o suficiente e, como resultado, não tem tanta prioridade quanto os outros.

O ideal é postar conteúdo relevante para o seu público-alvo 1 vez por semana, mas caso não consiga, tente 1 vez a cada 15 ou 20 dias. Além disso, também é importante divulgar o seu conteúdo, entre amigos, clientes, grupos de WhatsApp e redes sociais.

Não gaste apenas 15 minutos divulgando, ao invés disso, divulgue aos poucos durante semanas. Por exemplo, um dia você pode divulgar no Facebook, no outro poderá enviar para os seus clientes e pedir que eles compartilhem, assim por diante.

 

7 – Crie conteúdos relevantes

Como dito antes, criar conteúdos relevantes e de valor para o seu público-alvo é um dos fatores essenciais para melhorar seu ranqueamento. Explique assuntos da sua área de conhecimento, dê dicas úteis, apresente uma novidade, etc.

Você pode fazer uma lista com todos os assuntos que deseja abordar em seu blog e dê prioridade para os que mais deseja escrever. Vale lembrar que para o seu conteúdo ser bom, é preciso ter:

  • 700 palavras, no mínimo;
  • Uma introdução do assunto;
  • Desenvolvimento do tema;
  • Uma boa conclusão do assunto.

Caso o conteúdo que você postou esteja levando seu site para baixo, não hesite em deletá-lo.

 

8 – Link Building

Link building é nada menos que outros sites indicando o seu conteúdo. Quando isso acontece, é um ponto que influencia e muito em seu ranqueamento, pois o Google “percebe” que o seu conteúdo é útil para outras páginas.

Além disso, você pode fazer linkagem não apenas para seu próprio conteúdo, mas também para outros sites que sejam relevantes e tenham autoridade. Dessa forma você obterá mais autoridade para o seu próprio conteúdo e ainda cria pontes para fazer parcerias com outros blogs.

 

Conclusão

Como você pôde ver neste conteúdo, SEO para imobiliárias é essencial para que sua página tenha uma boa posição nas páginas de buscas. Caso tenha gostado deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos!

 

 

Este artigo foi criado pela equipe Si9 Sistemas para uso exclusivo do blog Conteúdo Imob.

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