As melhores estratégias para potencializar os lucros das construtoras

Ao ser lançado, um empreendimento cumpre sua função social no local que é inserido — mudança do ambiente, melhoria da infraestrutura, entre outros. Porém, ele também é pensado pelo ponto de vista de negócio. E seu foco, além de entregas de qualidade, é gerar lucros para a construtora. 

Afinal, ter uma caixa forte e robusto é o primeiro passo para que as construções aconteçam. É a partir de investimentos em inovação e profissionais qualificados que saem as grandes obras que modificam as cidades e, principalmente, a vida das pessoas. 

Mas, para maximizar os lucros de uma construtora, não é de uma hora para outra. É preciso tempo, planejamento e muito trabalho.  

 

Quais os gargalos?  

Quando o objetivo é potencializar lucros, a primeira coisa a se fazer é avaliar os custos despendidos pela empresa. Assim, existem práticas específicas que merecem os olhares atentos da gestão. 

Entre elas, elenco a estruturação do orçamento e o controle de obras como ações decisivas nas despesas finais da construtora, visto que envolvem a compra de materiais, a mão de obra e demais gastos gerais. Ainda, é importante analisar qual o real Valor Agregado (EVA), técnica que avalia o desempenho do projeto comparando ao valor real. 

Junto a isso, não podemos deixar de fora o benchmarking, para entender como a concorrência está construindo com menos custos, e o uso de Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs), como a meta de custo por metro quadrado construído.  

Entender as origens de entrada e saída dos recursos é a atividade número um para quem quer dar forma a empreendimentos lucrativos.  

 

A responsabilidade nas mãos de quem? 

A verdadeira resposta é: todos que trabalham na construtora. 

Entretanto, existem algumas áreas internas que lidam mais com os recursos disponíveis. Uma delas é o setor de Suprimentos, encarregado de adquirir as matérias-primas para as obras e escolher e negociar com os melhores fornecedores.

O segmento que contrata também tem peso forte na folha final da companhia. Pense comigo: se as contratações trouxeram profissionais competentes e acima da média, é possível potencializar os recursos de duas formas — com um trabalho focado no que realmente importa e o desenvolvimento de empreendimentos oportunos para cada localização. 

Ah, e não podemos deixar as áreas de marketing e vendas de fora. São elas as responsáveis por conversar com o público-alvo e fechar o negócio com os novos moradores. 

Todas as áreas são importantes. Não existe esse setor ou aquele, mas sim a união de todos em prol do mesmo objetivo: tornar a empresa saudável e lucrativa.  

 

Custos descem, lucros sobem 

Falar sobre custos é como pensar em uma gangorra — enquanto os custos descem, os lucros sobem, e vice-versa.  

Por isso, é importante entender as melhores estratégias que funcionam para cada obra. Os empreendimentos são únicos, e precisam de um olhar específico, tanto para a diminuição das despesas, quanto para incrementar os ganhos.  

Assim, é válido usar de estratégias forjadas pelo tempo, mas com uma atenção específica. Pensando nos dispêndios, a redução do desperdício, a contratação de mão de obra eficiente e optar por fazer compras locais já são um ótimo começo para o início das obras doerem menos bolso.  

Agora, quanto a fortalecer os lucros, o uso da tecnologia é vital. E não digo apenas o uso de softwares, mas também de novos métodos de construção, aliados ao melhor uso dos materiais e da sustentabilidade. Além disso, a revisão de contratos de tempos em tempos e a consulta ao mercado também podem gerar novos negócios. 

 

A união da empresa responde a muitas perguntas 

Economia e lucro são dois assuntos estritamente ligados, assim como a gestão das equipes com o sucesso financeiro das construtoras. Isso porque somente empresas com times comprometidos com os objetivos dos empreendimentos e conectados com a cultura da organização conseguem proporcionar lares de qualidade para as famílias e, ao mesmo tempo, dar retornos expressivos para a companhia.  

No fim, é tudo sobre pessoas, inclusive quando falamos sobre cifrões.  

Não existe negócio que se sustente, a longo prazo, sem atrelar o sucesso financeiro ao sucesso dos colaboradores. E esse é o maior desafio: equilibrar os dois pratos, sem que nenhum caia no chão.  

O lucro só vem com o trabalho bem feito, que só vem com um ambiente que propicie segurança e oportunidades aos profissionais certos.  

 

*Eduarda Tolentino é Presidente do Conselho da BRZ Empreendimentos

 

Sobre a BRZ Empreendimentos 

A BRZ Empreendimentos é uma incorporadora nascida em 2010, em Belo Horizonte. A inovação está no DNA da companhia, que investe fortemente em ações de tecnologia dentro de seus projetos. Despontando como liderança no sudeste brasileiro, a empresa chegou à marca de 100 lançamentos imobiliários em 2022.  

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