A regularização de imóveis tem um impacto significativo no mercado imobiliário, tanto em termos econômicos quanto sociais. A regularização refere-se ao processo de legalização de imóveis que estão em situação irregular, seja por falta de documentação, ocupação em áreas públicas ou outras questões legais.
Para quem atua nessa área, seja como corretor de imóveis ou advogado, é comum se deparar com situações em que o imóvel não possui escritura pública ou foi adquirido através de contrato particular de compra e venda (contrato de gaveta), no entanto quando você vai emitir a matrícula atualizada do imóvel, verifica que não houve o devido registro.
Fato é que essa falta de registro e demais irregularidades impactam diretamente no setor imobiliário, uma vez que se torna mais difícil fazer a venda de um imóvel irregular em razão de inúmeras limitações. Portanto, é de extrema importância fazer com que o cliente proprietário entenda e perceba quais os benefícios ele terá, ao deixar o seu imóvel regularizado.
Então se você é corretor de imóveis, proprietário de imobiliária, proprietário de um imóvel ou interessado em adquirir, veja alguns dos impactos da regularização de imóveis no mercado imobiliário:
Em resumo, o “gasto” que o ciente terá ao regularizar o imóvel, na verdade se trata de um investimento, visto que a regularização traz diversos benefícios tanto para os proprietários quanto para o mercado imobiliário como um todo.
Juliana Noschang, Advogada Especialista em Direito Imobiliário.
Graduada em Direito pela Universidade La Salle (Canoas/RS). Pós-graduada em Direito Imobiliário (Unopar). Membro da Comissão de Direito de Família e Sucessões e da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Subseção Canoas/RS.
Especialista em direito imobiliário, regularização de imóveis e atividades extrajudiciais (notariais e registrais), tendo em vista a experiência profissional como escrevente no cartório de Registro de Imóveis.