Como encantar o cliente nos 5 sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição.

A palavra encantar no dicionário significa: “Maravilhar, seduzir, agradar muito a”

E é por isso que temos que dominar essa estratégia, pois a venda se torna natural e garantida a partir do encantamento do cliente com o imóvel.

A aquisição de um imóvel, seja para investimento ou sua própria residência, sempre falamos de lar, de morada, de casa, de ambiente que deve ser seguro e com cheiro de aconchego, então essa estratégia de vendas leva nosso cliente a sentir-se exatamente assim no imóvel que ele irá conhecer.

Vamos explorar aqui os 5 sentidos com os quais as pessoas sentem suas sensações e as mesmas vão direto para o inconsciente trazendo conclusões irracionais a respeito de pessoas, fatos e lugares. Quando nós comunicamos de forma intencional com seus sentidos nós podemos de certa forma induzir as sensações desse cliente para leva-lo a conclusões favoráveis em nossa negociação.

Aquela velha história: “Não sei por que, mas não me senti bem ali” ou ainda “Não sei por que, mas eu me sinto tão bem aqui” e é assim que nós vamos construir de forma intencional as sensações do nosso cliente a favor da nossa negociação, vamos lá?

Vamos começar falando da audição, como posso encantar meu cliente usando a audição? Nesse sentido você precisa verificar, qual é o melhor horário para levar o cliente nesse imóvel? Os vizinhos costumam ouvir música alta? Em que horário? Não leve seu cliente nessa hora, tem cachorro que fica latindo? Podemos prender ele durante a visita ou alguém entreter esse cão para que ele não fique latindo ao longo da visita, pois esses latidos geram incômodo no cliente, de forma inconsciente esse cliente não se sente bem nesse suposto lar, “algo” (os latidos) o incomodam e ele não sente que ali é o lugar ideal, ele pode gostar, porém dessa forma ele não será encantado. Quais são os ruídos do imóvel? As portas fazem barulho ao abrir e fechar? Som dos vizinhos? Animais? Que tal levar um aparelho e reproduzir um som ambiente?

Falar da visão parece ser algo óbvio né? Pois é, visão é sobre o que seu cliente vê nesse imóvel, a limpeza principalmente, mas também a pintura, aparência num geral, claro que com relação a reparos é algo que muitas vezes não está no seu alcance de “resolver” então seu primeiro desafio aqui é vender a ideia para o proprietário do imóvel da importância desses reparos como pintura. Quando falo de limpeza, conheci uma corretora que sempre antes de mostrar um imóvel, ela mesma ia até lá fazer uma boa faxina, recolher folhas do pátio, limpar banheiros e até lavar calçadas, isso sem dúvida fará os olhos desse cliente brilhar e ele se encantar, uma casa limpinha, quem não gosta?

Quando o sentido da vez é o paladar não tem erro, um bolo de milho, que tal? Um pão de queijo quentinho, biscoito caseiro ou mesmo um café quentinho. Comida que nos remete a lar, coisa de mãe, que gere no seu cliente aquelas sensações incríveis de infância, aconchego, segurança e tranquilidade, mais um grande ponto para que de uma forma que o cliente nem ao menos sabe o motivo, mas ele se sente tão bem nesse imóvel. Se esse imóvel estiver vazio então seu trabalho será um pouco maior em preparar algo e levar no dia, mas te garanto que vale a pena o esforço em encantar seu cliente nesse sentido também.

Agora vamos falar do olfato, quem é que gosta de sentir cheiro ruim? Isso é básico né? Está intimamente ligado com a visão quando falamos de uma boa limpeza nesse imóvel,  mas aqui nós estamos falando de encantar o cliente então a ausência de um cheiro ruim não basta, essa casa precisa ter um aroma agradável, banheiros com cheirinho de limpeza e aquele cheirinho de café recém passado pela sala e cozinha para gerar no cliente uma sensação de lar e bem estar, estudos comprovam que o cheiro tem o poder de gerar muitas emoções nas pessoas e o cheiro de café nos traz uma ideia de segurança e confiança.

O tato é de longe o sentido mais intrigante quando eu toco nesse assunto, mas como posso impactar meu cliente nesse sentido? Aqui o mais perigoso é cuidar para não gerar no cliente impacto ruim no tato, como uma calçada quebrada onde ele terá que pisar, usando o tato, ele irá sentir em seus pés um solo inseguro. A fechadura da entrada emperrada ou a descarga dura demais, a torneira da pia que não fecha direito entre tantos pequenos reparos que uma casa pode ter e ser deixado passar despercebido que o cliente não tem um grande motivo para não gostar desse imóvel mas algo incomodou ele no inconsciente e ele não saiu encantado dali.

Aí estão os 5 sentidos bem preparados para encantar seus clientes e aumentar seu faturamento, agora é mãos a obra, executar cuidadosamente cada ponto desse e se dúvida os resultados irão te surpreender. Boas vendas!

 

CONHEÇA MAIS SOBRE BRUNA ARGUELLO:

Bruna arguello, expert em vendas, atendimento, negociações e desenvolvimento profissional com anos de experiência em franquias renomadas, liderando equipes de vendas com metas e estratégias com o cliente direto. Amante do mundo dos negócios e apaixonada por desenvolver pessoas para alcançarem o melhor que existe dentro delas em persuasão e negociações alcançando assim sucesso profissional.

Partindo do princípio que vendas é toda troca de valores, todos somos vendedores e precisamos dominar essa técnica para atingir nosso sucesso pessoal e profissional, saber negociar, quando ofertar, como ofertar e principalmente quando perder uma venda e ganhar o cliente.

Com mais de 14 anos no mercado do varejo, buscando conhecimento para vender mais, vem traduzindo os grandes players do mercado com uma linguagem simples e objetiva de quem está no dia a dia com o cliente e precisa de técnicas claras para serem aplicadas em seu dia a dia.

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