Como lançar as comissões recebidas e declaradas no Carnê Leão na Declaração de IR?

Não é novidade para ninguém que para vendermos ou comprarmos um imóvel, precisamos da assessoria de um corretor de imóveis habilitado, para que tenhamos uma segurança e tranquilidade na hora da negociação.

Na hora de efetivarmos, é comum que seja pago ao profissional, o percentual definido por meio de um contrato, a famosa comissão ou honorários. No entanto, muitos corretores ficam com dúvidas sobre como declarar esses valores recebidos no Imposto de Renda Pessoa Física.

Nesse artigo, estarei explicando como você deverá lançar no sistema que a Receita Federal disponibiliza, se você trabalha de forma liberal, lembrando que de forma obrigatória , você sempre deverá recolher mensalmente por meio do Carnê Leão o seu Imposto de Renda calculado com base nos recebimentos de PF e PJ.

Você como profissional liberal/autônomo, deverá ter um controle de todos os seus custos, normalmente chamamos de livro caixa , onde serão registrados por ordem cronológica todos os recebimentos com informações dos clientes sejam PF ou PJ e pagamentos realizados dentro do mês.

Tendo essa organização, você pode deduzir algumas despesas como , energia, telefone, despesas com empregados relacionados a atividade, materiais de escritórios, todos devidamente documentados.

Atualmente você precisa entrar por meio do site do E-CAC – Centro virtual de atendimento , acessar o carnê leão Web, e preencher todas as informações solicitadas, número do NIT/PIS/PASEP , número de dependentes se houver, telefone , endereço profissional, ocupação, e o valor total recebido dentro do mês, como também os pagamentos.

O sistema calcula de forma automática, o imposto a pagar, e deixa salvo para que no periodo de declaração , você possa importar todos esses dados para o sistema da DIRPF, sugiro sempre que se você possui duvidas não faça sozinho, contar com um contador é a melhor alternativa para não recolher o imposto de forma indevida.

É preciso evitar ao máximo as divergências, pois existem o cruzamento das informações, e eventuais inconsistências ou pendencias , podem gerar muitos problemas como por exemplo a  famosa malha fina.

A consultoria de um contador da área de contabilidade imobiliária faz com que o contribuinte corretor de imóveis tente reduzir de forma legal a carga tributária, além de orientar um bom profissional contábil ajuda no planejamento e gestão.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA DESTE POST:

TAIANE SCHIFFER

CONTADORA – CRC/SC 43.719/O-1

Sócia da Molléri Contabilidade e Pericia LTDA – CRC/S 011647/O, localizada em Itajaí-SC, atende diversos setores de todo o Brasil, seu foco principal é ajudar o corretor de imóveis autônomo a se tornar PJ, proporcionando economia tributária e possibilitando acesso aos benefícios existentes e disponíveis no mercado somente as empresas.

Instagram: @taiane_schiffer

Molléri Contabilidade

(47) 9 9261-6472

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress