Como ser corretor de imóveis em Portugal?

Se você já trabalha como corretor de imóveis no Brasil, e está de mudança para Portugal, saiba que as diferenças entre os dois países existem, e não são poucas. A começar pelo nome da profissão: “corretor de imóveis” chama-se “consultor imobiliário”.

Diferente do Brasil, que precisamos fazer o curso TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) para ter direito ao CRECI, e assim poder atuar legalmente como corretor, em Portugal o consultor pode iniciar numa agência imobiliária sem formação nenhuma e já vender! Ter condução própria, falar fluentemente inglês, espanhol e francês são diferenciais mas não obrigações para começar.

Em 2019 mudei para Portugal com a família toda, deixei pra trás a vida estável de empresária no Brasil e fui em busca de um sonho antigo: estudar idiomas no exterior. Por vontade do destino virei Consultora Imobiliária, e hoje me arrependo apenas por não ter iniciado antes na profissão, que amo e não me imagino fazendo outra atividade profissional.

Comecei numa imobiliária local por recomendação de um dos meus professores, conciliando os horários com os estudos. Em 45 dias de treinamento fiz minha primeira venda e não parei mais. A pacata e fria cidade de Bragança, onde morava quando cheguei, tem cerca de 25 mil habitantes, e conta com mais de 10 agências imobiliárias. Tive como grande aliada a Internet, e especialmente o marketing gratuito das redes sociais, para ultrapassar as fronteiras e ficar conhecida até fora do país. Crescemos, mudamos para o segundo maior distrito do país, o Porto e abrimos nossa própria imobiliária.

Talvez por ter chegado completamente aberta ao novo, consegui me desenvolver profissionalmente e alcançar resultados que nunca teria imaginado. Nesses quatro anos atuando em Portugal, e quase 300 famílias atendidas, nem tudo foram maravilhas é claro, mas tudo foi superável. Acompanhei vários colegas talentosos e que, por motivos diversos, desistiram da carreira e seguiram outros caminhos.

Em Portugal tens três opções para ser consultor imobiliário:

1.ª) Ser proprietário de uma agência imobiliária. Para isto é necessário ter licença AMI de pessoa coletiva. Mesmo para quem tem longa experiência como empresário não recomendo já iniciar com esta opção por ter uma carga maior de obrigações e burocracias, além de ainda precisar de tempo para construir seu nome.

2.ª) Ser consultor imobiliário autónomo. Para isto é necessário ter também licença AMI mas de pessoa singular. Os custos são menores de modo geral para manter a AMI, ficas com as comissões inteiras para ti e com os problemas todos também! Ver que estás sozinho muitas vezes é mesmo desolador.

3.ª) Ser consultor imobiliário associado a uma agência imobiliária. Desta forma não tens os custos de ter tua AMI (usas a da agência para a qual trabalha). Partilhas tua comissão mas tens todo um suporte (inclusive jurídico) para exercer o que sabes fazer de melhor: atender com excelência teus clientes.

Já tive as três experiências e se fosse para iniciar novamente, encurtaria tantos desacertos e viria diretamente para onde estamos hoje: associados à EXP Global (uma rede imobiliária digital presente em 24 países onde podemos atuar, e com quase 90mil consultores associados.) Foi a melhor solução para expandir nossos negócios além das fronteiras portuguesas e crescer ainda mais nosso negócio.

Trabalhar com mediação imobiliária transformou abundantemente minha vida, proporcionando oportunidades únicas que nunca imaginei! Hoje ajudo outros corretores que fazem parte do meu time seja em Portugal ou mesmo no Brasil, a escalarem seus negócios tendo o digital como maior aliado.

Se você já trabalha no mercado imobiliário, mas não descobriu o poder da Internet para seu negócio, tem espírito empreendedor, autorresponsabilidade e principalmente ama ajudar as pessoas, venha fazer parte do meu time! Entre em contato através das nossas redes sociais @meu_querido_imoveis e venha começar em grande no mercado imobiliário global.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA DESTE POST:

Déa Souza

Nascida em Fortaleza, capital do Ceará. Estudou empreendedorismo pelo SEBRAE/CE, fez graduação em Artes Visuais no IFCE – Instituto Federal do Ceará, onde descobriu a paixão por fotografia e design.

Mudou para o Rio de Janeiro em 2005, quando começou a estudar o marketing digital. Em 2010, de volta a Fortaleza, aceitou o desafio de administrar uma empresa prestes a falir. Após um ano de trabalho, triplicou o número de clientes e o faturamento foi exponencial ao longo dos anos seguintes. Um grande aliado pra alcançar este resultado: o marketing (gratuito) através do Facebook. Com estes resultados outros empresários pediram sua ajuda para também alavancar seus negócios na Internet.

Workaholic assumida, e após crises de estafa, tirou o primeiro passaporte e foi conhecer outros países: Chile, Argentina, EUA, Itália, Suíça, França… Decidiu encerrar a empresa, que se tornara sócia, e passou um ano sabático a cuidar da família e buscando intercâmbio no exterior.

Em 2018 foi morar em Florianópolis e no ano seguinte aos 36 anos imigrou para estudar em Portugal. Levando a família toda (esposo, dois filhos com 7 e 11 anos, e a mãe com 73 anos), criou um perfil no Instagram, e um canal no YouTube, contando a rotina da família como imigrantes.

Ingressou numa imobiliária local onde iniciou seu trabalho com imóveis e tempos depois lançou sua própria marca a Meu Querido Imóveis.

A dificuldade para conseguir casa em Portugal já era grande, e outros brasileiros começaram a pedir ajuda com isto. Passou a prestar o serviço de Relocation (garantir o imóvel antes de chegar ao país). Já atendeu quase 300 famílias, e nunca gastou 1 centavo com publicidade.

Hoje é associada à EXP Global, o que permitiu atravessar as fronteiras de Portugal, trabalhando em mais de 20 países, juntamente com quase 90 mil corretores associados. Já ajudou, através de seu programa de mentoria, profissionais a serem Consultores Imobiliários de sucesso em Portugal, e também a desenvolverem suas redes sociais, sendo o maior aliado para promoverem seu negócio imobiliário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress