Como vender nostalgia?!

Esses dias eu estava navegando no LinkedIn e trombei no termo “Newstalgia”.

Confesso que não me lembro a profissional que postou sobre o mesmo, mas o assunto tangia o mercado imobiliário e falava do Edifício Jacques Pilon, do qual falarei mais tarde.

Fiquei intrigado, né? Óbvio.

Mas, afinal, o que é essa tal de Newstalgia?

Segundo o Dicionário Collins a NEWSTALGIA é a prática de marketing que usa a nostalgia para vender um produto.

Realmente temos visto nos últimos anos uma volta de produtos antigos reenvelopados.

Vitrolas modernas que tocam discos e possuem entradas USBs.

Releituras de carros antigos como o Mini Cooper ou bikes com cara de anos 50.

Reedições de máquinas do tipo “Polaroid” que imprimem fotos instantaneamente.

Todos esses fenômenos poderiam ficar debaixo da voz Newstalgia, como exemplos.

Vindo ao mercado imobiliário, no Brasil é muito mais comum termos o novo como melhor opção para “marketizar” um empreendimento.

De fato são raros os casos que usam a nostalgia para vender.

Um raro exemplo disso é o Edifício Jacques Pilon, que na verdade era o edifício IRRADIAÇÃO e que foi retrofitado usando a história do grande arquiteto francês como pano de fundo, para garantir a obra um fascínio todo particular.

Em empreendimentos novos o risco do antigo é que vire temático e rapidamente datado.

No mais, o que vemos é uma reletitura do clássico, o famoso Neoclássico, que parece nunca sair de moda.

Mas será que tem espaço para apostas diferentes?

Seria interessante, por exemplo, ver um lançamento em estilo Art Decò?

(Em NYC fizeram este)

Acredito que teria sim seu séquito de apoiadores e novos moradores em SP também.

E um eclético, em estilo parisiense, funcionaria nos nossos dias?

Difícil dizer, mas ainda acho que sim, já que o Neoclássico tem tanto adeptos.

O contemporâneo vem sempre caminhando nas costas do modernismo, com menos detalhes e mais funcionalidade. Este tem um mercado sempre maior, especialmente quando contempla o estilo de seus futuros moradores.

Mas fica a provocação, em tempos onde sonhamos bastante com o passado, e vez ou outra o descrevemos como “a melhor época pra se viver”, será que a moradia também não teria sua vez em usar o antigo como elemento de atração nas vendas?

Aos pósteros a resposta.

Italiano vira corretor no Brasil e vende casas para quem quer ...

Matteo Gavazzi

Sócio Fundador

 

CONHEÇA A REFÚGIOS URBANOS:

Refúgios Urbanos | Imobiliaria em São Paulo/SP

A Refúgios Urbanos é uma imobiliária, fundada em 2013 na cidade de São Paulo, pelo ítalo-brasileiro Matteo Gavazzi.

O projeto nasceu da vontade de oferecer às pessoas refúgios especiais, com curadoria de atendimento e de produto. Feito por uma equipe de corretores comprometidos com os desafios e as especificidades da profissão, nosso trabalho está baseado em uma relação de confiança mútua, inteligência de negócios e busca das melhores oportunidades para quem quer comprar ou vender um imóvel nessa grande e fascinante cidade.

Refúgios Urbanos é formada por um time de pessoas apaixonadas por São Paulo e arquitetura. Todos nós escolhemos estar na profissão. É por isso que conseguimos ir muito além do conceito três dormitórios, dois banheiros, uma suíte, duas vagas… e por aí vai. Queremos conhecer a fundo cada imóvel que chega até nós. E mergulhar na história de cada pessoa que nos procura para comprar e vender um apartamento ou casa. Isso porque sabemos que o nosso negócio vai muito além de uma negociação de compra e venda. Trabalhamos com patrimônio, histórias pessoais, qualidade de vida, oportunidades, conforto, começos e recomeços.

E justamente por saber que nosso trabalho envolve tantas coisas importantes, que amamos nos perder nos detalhes, vivemos comprando livros sobre a terra da garoa, suas personagens e edifícios. Prova disso é a biblioteca do nosso escritório, que está mais para uma biblioteca sobre São Pauloarquitetura e design, que para a sede de uma imobiliária convencional.

Imagine um pessoal louco pelo que faz. Somos nós. Aqui, ninguém está de passagem pela profissão de corretor. Temos orgulho de dizer que somos especialistas no mercado. Por isso, nem precisamos disfarçar ao andar pelas ruas olhando para cima. Sim, fazemos parte desse grupo de “distraídos” e seduzidos pelas belezas escondidas de São Paulo. Cada prédio, ou casa, que conhecemos é uma história, cada lar, uma viagem!

Queremos que o maior número de pessoas possível embarque conosco nessa viagem que é a arquitetura paulistana. E que aprendam a admirá-la, conhecê-la e preservá-la. Por isso, a Refúgios Urbanos se orgulha de ter criado e investido no projeto “Prédios de São Paulo”, que conta a história de emblemáticos edifícios da cidade, desde 1900 até os dias de hoje. Além da edição online, o “Prédios de São Paulo” chega em 2017 ao terceiro volume impresso. Dedicamo-nos ainda a outros projetos culturais, como o “Casas de São Paulo”, sempre com foco em arquitetura, preservação do patrimônio histórico e resgate da memória de São Paulo – paixões que norteiam nosso trabalho desde o início e fazem parte do DNA da Refúgios Urbanos.

Somos uma imobiliária diferente, feita por um time de corretores por opção, em que a história, as habilidades e a bagagem de cada um são altamente valorizadas e fazem toda a diferença. Nosso grande objetivo é usar nossa experiência e paixão para ajudar você a encontrar um lar para chamar de seu. Um lugar para fugir sem fugir do caos da cidade. Um refúgio urbano. Simples, não?

Pode até parecer, mas não é. Nossa proposta é tornar essa busca mais fácil, segura e prazerosa. Mas, antes de qualquer coisa, queremos construir um relacionamento bacana, trocando as palavras “cliente” por “amigo”. Acreditamos que a vida é muito curta para não cultivar bons papos e gargalhadas ao longo do caminho.

Venha tomar um café conosco na Loja 5 da Avenida Angélica 2395, nossa casa Em Higienópolis!

 

Foto Edifício Guarany: Marcello Orsi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress