Confira a importância da documentação imobiliária

Advogada especialista orienta sobre as medidas preventivas para evitar problemas ao adquirir um imóvel

 

Comprar uma casa é uma etapa importante para qualquer pessoa, mas além de escolher o imóvel ideal e se atentar à localização e tamanho do imóvel, é preciso também entender sobre a documentação imobiliária. 

Todos sabem que antes de efetuar qualquer compra, é preciso saber seu estado e as garantias envolvidas para o comprador. A realização de pesquisas imobiliárias é muito importante para garantir a segurança e a transparência das transações imobiliárias.

Essa atenção é muito importante, pois se a documentação do imóvel não estiver completa, pode trazer transtornos futuros ao comprador. Se os documentos do imóvel estiverem incompletos ou não coincidentes, os compradores da casa podem enfrentar muitas dificuldades, como não conseguir obter financiamento imobiliário, ou mesmo não conseguir vender o imóvel.

Segundo Poliana Ribeiro, CEO e fundadora da empresa e especialista em processos documentais e negócios imobiliários qualificados, é importante tomar medidas preventivas para evitar problemas semelhantes ao adquirir um imóvel.

“Uma análise detalhada da documentação do imóvel ou empreendimento imobiliário que está sendo comercializado é fundamental. Garante a transparência, equilíbrio na relação negocial, o comprador sabe o que está sendo vendido ou tem clareza ao que está comprando”, explica Poliana.

 

O que é o Selo de Conformidade?

O Selo de Conformidade, é o primeiro Selo de qualidade do imóvel do Brasil, é sinônimo de qualidade, validação do compromisso com a relação comercial, negocial, com o processo documental, com os limites regulatórios e com o cliente.

É a segurança para quem vende e a garantia para quem compra. É, inclusive, um elemento de diferenciação ao mercado que faz de fato a diferença nos negócios e na vida de tantas famílias.

De acordo com Poliana Ribeiro, criadora do Selo de Conformidade, ele certifica, autêntica, sela a qualidade documental do imóvel, “O Selo de Conformidade, atesta que o imóvel está em conformidade com as normas e regulamentação vigente, e é um meio de garantia para a qualidade documental do imóvel imobiliário, que traz a segurança jurídica que é essencial aos negócios”, confirma. 

 

Quais documentos fazem parte da documentação imobiliária?

Pessoa física 

– Se solteiro – Certidão de Nascimento atualizada;

– RG e CPF (Do casal);

– Certidão de casamento com as devidas averbações (quando houver);

– Comprovante de endereço;

– E-mail, profissão e telefone.

 

Pessoa jurídica 

– Última alteração contratual consolidada;-

– Certidão Simplificada emitida pela Junta Comercial do Estado atualizada;

– RG e CPF dos representantes da empresa;

– Certidão de casamento;

– Comprovante de endereço da empresa, sócios e representantes;

– E-mail, profissão, telefone dos sócios, representantes.

 

Urbano 

– Certidão de Matrícula e de Ônus e Ações Reais e Pessoais Reipersecutórias atualizada;

– Inscrição Cadastral;

– Declaração de Quitação do condomínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress