Corretor(a), é hora de ajustar as velas do seu barco!

Existe uma frase bastante conhecida de autoria de Cora L. V. Hatch que diz assim: “Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”.

Esta frase se encaixa perfeitamente, no momento em que muitos corretores estão inseridos.

Imobiliárias e corretores que sempre investiram seus recursos e energia no mercado de usados, principalmente voltado ao público do segmento econômico, estão sofrendo com o desestímulo, por parte do Governo.

No Programa Minha Casa Minha Vida, os imóveis usados foram reduzidos de 350.000,00 para 270.000,00, na faixa 3, que contemplam famílias com renda bruta de 4.400,01 a 8.000,00 sem contar a exigência de 50% para pagamento da entrada, o que inviabilizou totalmente as vendas destes imóveis.

Na Faixa 2, por outro lado, não há recursos para o subsídio que o cliente tem direito e sequer temos previsão para que haja nova liberação de recursos por parte do Governo Federal, mesmo para os processos já em andamento.

A linha Pró Cotista, faleceu há alguns meses e o SBPE respira com ajuda de aparelhos, isso porque o cenário atual é os recursos são menores que a demanda, já que a poupança, principal origem de recursos para esta modalidade, está cada dia mais escassa.

Mas, diante de tantas notícias entristecedoras, o que fazer? Abandonar o barco ou ajustar as velas?

Uma grande parcela de corretores, preferem culpar esse ou aquele, reclamar do cenário, reclamar dos leads, reclamar, reclamar e reclamar.

Mas, ouso dizer que estamos diante de excelentes oportunidades de explorar mercados ainda desconhecidos por muitos, como: os imóveis novos que não sofreram alteração alguma, os imóveis vendidos em construção, com recursos da própria Caixa Econômica Federal (já que na modalidade Apoio a Produção, também conhecida como “associativo, a Caixa garante os recursos para o empreendimento), imóveis que ainda estão em construção e que o cliente vai financiar quando terminar a obra, imóveis de leilão, terrenos ou ainda buscar crédito em outras instituições como os bancos particulares.

O mercado imobiliário é muito cíclico, já tivemos momentos desafiadores no passado, teremos outros a frente e o que nos manterá de pé será sempre, a humildade de aprendermos um pouco mais a cada dia, sem deixar o desespero tomar conta, já que independente do que façamos, não podemos mudar o vento, mas podemos escolher um alvo e remar para fazer o nosso barco chegar lá!

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA DESTE POST:

Débora Pezzotti

Especialista em crédito imobiliário, CEO da Ágil Documentação, empresa de crédito exclusiva CEF e CEO da Vou Financiar, empresa de crédito multibancos, Acadêmica do 9º Semestre em Direito pela Uni9, Pós Graduada em Direito Imobiliário, Coautora do Manual da Corretagem Imobiliária, lançado em 2023, em São Paulo, palestrante e colunista de importantes blogs do mercado imobiliário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress