Aos 35 anos, Chryscya Braga trocou o salão de beleza pelo mercado imobiliário e hoje é um exemplo de sucesso na MRV, no Rio. No mês do Corretor de Imóveis, sua história ilustra como a combinação de talento, esforço e apoio tecnológico transforma carreiras e gera resultados concretos no setor, que é cada vez mais competitivo.
Com quase 600 mil corretores ativos no Brasil, segundo o Cofeci, a MRV vem transformando a jornada de vendas por meio da digitalização, da capacitação intensiva e da cultura de alta performance. O resultado é uma nova geração de corretores que são mais conectados, qualificados e com ganhos reais em produtividade.
1) Como você começou na profissão de corretora de imóveis? O que te motivou a escolher essa carreira?
Eu tinha acabado de passar em um concurso temporário do IBGE e estava enviando documentação por e-mail, quando recebi, através de um site de vagas de emprego, uma oportunidade de fazer a entrevista on-line. Naquele momento, ainda não tinha muita noção de qual profissão seguiria para trilhar um lindo caminho. A motivação foi sempre trabalhar com pessoas. Sempre gostei de trabalhar com clientes e, por meio do meu trabalho, fazer as pessoas mais felizes. Antes, meu ramo era o da beleza.
2) Você já trabalhou em outras áreas antes? Quais?
Trabalhei como manicure por muitos anos, tive salão de beleza, fui concursada no IBGE e tive uma loja on-line de cosméticos, mas, depois que comecei a trabalhar na MRV e tive um resultado muito expressivo, me dediquei somente à carreira de corretora.
3) Qual a sua formação acadêmica e como ela contribui para seu trabalho?
Comecei a faculdade depois de entrar na MRV. Sou formada em Técnico de Segurança do Trabalho e, hoje em dia, faço faculdade de Administração, onde estudo tudo que acrescenta e me faz crescer profissionalmente.
4) Você fez cursos específicos ou treinamentos na área imobiliária?
Sim. Técnico em Transações Imobiliárias e já fiz vários outros cursos na área de corretagem. Sempre faço cursos de atualização. Inclusive, dentro do CRECI, há vários gratuitos.
5) Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao ingressar no mercado imobiliário?
O primeiro desafio foi sair da minha zona de conforto e entrar em um mercado que tem muitos profissionais. O segundo foi correr contra o tempo para estudar e me dedicar integralmente à profissão. Eu tinha pouco tempo atuando, mas já apresentava resultados significativos, então precisei buscar conhecimento para oferecer excelência e entregar o melhor aos meus clientes.
6) Com o salário de corretora, o que você já comprou/conquistou? Você se considera uma profissional de sucesso e realizada?
Com o salário da corretagem e as várias premiações que ganhei na MRV, já viajei muito, comprei um Jeep, terrenos, imóveis, já realizei muitos sonhos. Eu me considero uma profissional de sucesso e muito realizada. Dizem que, quando entregamos nosso melhor, os clientes indicam nosso trabalho. Todos os meus clientes me indicam e mantêm contato comigo.
7) Como é a sua rotina diária como corretora na MRV?
Minha rotina é intensa. Acordo, já ligo o computador e começo a ligar para os leads, sem hora para terminar, pois, como corretora autônoma, tenho flexibilidade nos horários. Faço agendamentos na loja da MRV e nas obras que temos disponíveis para visitação. Já cheguei a atender 15 famílias em um domingo.
8) Quais são as principais habilidades que você considera essenciais para um corretor ter sucesso hoje?
Amor pelo que faz, dedicação, estudar muito e entender que ser corretor é um estilo de vida, não tem hora nem dia para atender.
9) Como você vê a transformação da profissão nos últimos anos?
Vejo uma evolução gigantesca. A tecnologia mudou muita coisa, mas o que mais me chama a atenção é como o corretor hoje é muito mais que um vendedor — é um consultor, um solucionador de problemas e, muitas vezes, um apoio emocional para o cliente. A profissão está cada vez mais valorizada por quem realmente entrega um atendimento humano, com verdade, e não só números.
10) O que significa para você o Dia do Corretor?
É um dia de reconhecimento, mas acima de tudo, de gratidão. Porque só quem vive essa rotina sabe o quanto é desafiador e gratificante acompanhar tantas conquistas de perto. Me sinto honrada por fazer parte de momentos únicos na vida das pessoas, como a realização do sonho da casa própria. É uma profissão que exige muito, mas entrega muito mais em retorno emocional.
11) O que mais te motiva no dia a dia de trabalho?
Ver um cliente feliz, me dizendo que está realizando um sonho que parecia impossível. Isso me move! Cada história que escuto, cada chave entregue, cada conquista compartilhada me faz entender que não vendo apenas imóveis: participo da construção de novos começos. Isso não tem preço.
12) Você acredita que a profissão é adequada para mulheres? Como tem sido sua experiência nesse sentido?
Com toda certeza! Acredito que a sensibilidade, a empatia e a inteligência emocional da mulher são grandes diferenciais nessa profissão. No começo enfrentei preconceitos sutis, mas provei com trabalho e resultados que lugar de mulher é onde ela quiser — inclusive no mercado imobiliário, negociando, crescendo e conquistando seu espaço com muita competência.
13) Quais são suas perspectivas para o futuro da sua carreira?
Quero crescer cada vez mais, ajudar ainda mais famílias a conquistarem seu lar, me especializar e me tornar uma referência no que faço. Tenho muitos planos e a certeza de que, com comprometimento e fé, esse é só o começo. Meu lema é: “Compromisso e profissionalismo com cada cliente que confia no meu trabalho.” E é isso que vai me levar cada vez mais longe!
MRV já formou mais de 1.800 corretores
A Escola de Vendas MRV já formou 1.821 profissionais só em 2025, com uma carga horária de 40 horas distribuídas em módulos práticos que abordam desde o atendimento ao cliente até negociação e crédito imobiliário.
Todos os participantes são capacitados com base no método Acelera MRV, que inclui uma websérie exclusiva. Só em 2025, o conteúdo foi assistido por 1.148 corretores — e, desde o lançamento da iniciativa em 2018, já alcançou 8.295 profissionais. A metodologia combina teoria e prática: além das aulas, os corretores participam de quizzes, realizam atividades aplicadas e são avaliados por desempenho real, com indicadores como tempo médio até a primeira venda.
Com uso de IA, corretores MRV vendem 23% mais
O Marco, assistente virtual com inteligência artificial da empresa, já é utilizado ativamente por mais de 5 mil corretores, que trocaram mais de 70 mil mensagens com a ferramenta no último ano. Os temas mais buscados pelos profissionais incluem abordagens de vendas, informações sobre localização, empreendimentos, crédito imobiliário e serviços da MRV. Corretores iniciantes que utilizam o Marco registram 27% mais produtividade e vendem 23% mais do que os que ainda não adotaram a solução.
Com atualizações quinzenais, o Marco segue em evolução constante. A nova versão, chamada de Marco 2.0, já está em testes e deverá incluir funcionalidades como acompanhamento de metas, funil de vendas, alarmes preditivos e dashboards personalizados para gestão de performance.