Não é incomum, no atendimento ao comprador, nos depararmos com situações em que o mesmo fora preparado para arcar com o valor da parcela do financiamento e com a entrada a ser paga ao vendedor, mas totalmente despreparado em relação as custas documentais.
É dever do corretor, orientar o cliente comprador, que além do valor relacionado a entrada, ele também precisa estar preparado para o valor que será gasto em relação as custas bancárias, ITBI e Cartório de Registro de Imóveis.
Quando o cliente comprador se depara com uma questão como essa é comum que ele pergunte se é possível incluir no financiamento e a minha resposta é: depende.
Depende de pelo menos dois fatores: se ele tem capacidade de renda e margem no financiamento para que isso seja possível.
Por exemplo, pensando em um imóvel cujo valor de venda e compra seja de 200.000,00 e o cliente comprador, precisa financiar 80% (cota máxima pela maioria dos bancos). Neste exemplo, como ele já está financiando a cota máxima permitida, não será possível incluir as despesas de documento.
Já se o valor de financiamento for inferior a cota máxima permitida, ele poderá financiar as despesas.
Outra informação extremamente importante é que na Caixa, é possível destinar até 5% do valor do financiamento e nos bancos particulares, é possível destinar 5% do valor do imóvel para as despesas acessórias. Portanto, nem sempre o valor da documentação financiada pela Caixa será suficiente para cobrir todos os custos
E por fim, mas não menos importante, é importante saber que no dia da assinatura do contrato com a Caixa, Itaú e Bradesco, o cliente comprador precisará dispor de recursos próprios para pagar a documentação à vista e receberá, em forma de reembolso após o registro do contrato. Já o Santander, reembolsa o cliente em até 72horas após a assinatura do contrato e envio do documento assinado para conferência, independente do registro.
Especialista em crédito imobiliário, CEO da Ágil Documentação, empresa de crédito exclusiva CEF e CEO da Vou Financiar, empresa de crédito multibancos, Acadêmica do 9º Semestre em Direito pela Uni9, Pós Graduada em Direito Imobiliário, Coautora do Manual da Corretagem Imobiliária, lançado em 2023, em São Paulo, palestrante e colunista de importantes blogs do mercado imobiliário