A última pesquisa Fipe Zap aponta que o mercado imobiliário residencial brasileiro está crescendo. Segundo o levantamento, o setor encerrou o primeiro semestre de 2025 com uma valorização média de 3,33% nas 56 cidades monitoradas. Entre as regiões que despontam no segmento de alto padrão, o Sul se destaca. Em Florianópolis, os preços de venda de imóveis residenciais aumentaram 9%, ultrapassando os R$ 12,3 mil por metro quadrado. É a segunda capital mais valorizada do país.
Na região do Itajaí, o crescimento é ainda maior. Nos últimos três anos, a valorização média dos imóveis varia entre 20% e 30% ao ano. Atualmente, o preço do metro quadrado nas proximidades da Praia Brava gira em torno de R$ 33 mil, segundo a Brain Inteligência Estratégica.
Um dos empreendimentos que se destacam na região é o Tempo Praia Brava, projeto da Muze, que surgiu como uma força criativa e transformadora no segmento. Situado em uma das regiões mais exclusivas do litoral catarinense, a Praia Brava é o bairro mais nobre de Itajaí, ostentando o título de terceiro metro quadrado mais caro do país. Com propostas que dialogam com a transformação do mercado, a empresa foca em empreendimentos de altíssimo padrão, que buscam transformar o cotidiano em experiências.
Com previsão de lançamento para este ano, o projeto foi baseado em princípios que transcendem as paredes físicas. Cada detalhe é pensado para criar experiências que conectam pessoas e constroem histórias, unindo excelência e autenticidade para moldar o futuro do mercado imobiliário e atender as demandas que crescem no Sul do país.
Branded residences
O conceito de “branded residences” elevam o padrão de moradia para um nível de hotel seis estrelas, oferecendo uma experiência luxuosa. Com um Valor Geral de Vendas (VGV) de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, os apartamentos são projetados para refletir o máximo luxo e sofisticação, com espaços amplos, acabamentos impecáveis e qualidade sem igual. Os apartamentos podem superar a faixa dos R$ 100 milhões.
O tradicional hotel Emiliano vai inaugurar seu primeiro empreendimento seis estrelas no Tempo, marcando o início de um plano de expansão no Brasil com foco em lazer e wellness. O hotel investirá R$ 250 milhões e terá 48 acomodações, com diárias médias entre R$ 4,5 mil e R$ 5 mil. Ele vai ancorar o complexo residencial e oferecerá um conceito de “urban beach resort” que une sofisticação em hotelaria e moradia.
A Foster+Partners, empresa de arquitetura reconhecida mundialmente por seus projetos icônicos, como o London City Hall e o Estádio de Wembley, em Londres, o Estádio Lusail, no Catar, e o Apple Park, na Califórnia, será responsável pelo projeto. O conceito valoriza a interação entre mar e montanha, com varandas projetadas para maximizar as vistas panorâmicas e jardins de linhas orgânicas que refletem a beleza local.
Outro diferencial é o paisagismo criado em parceria com o escritório JA8 Arquitetura Viva, referência em projetos de street scape, placemaking, paisagismo e humanização de espaços públicos, criando lugares acolhedores e vibrantes em diferentes estados brasileiros. O projeto paisagístico desenhado para o Tempo visa criar uma experiência imersiva, aproveitando a transição natural entre montanha e mar, característica singular da Praia Brava.
Imagem: Projeto Tempo Praia Brava (Divulgação)