Você já ouviu falar no tema etiqueta digital ou também conhecida por netiquetas?
Trata-se de uma abordagem que busca orientar as boas práticas na rede, como uma extensão da educação e do bonvivant.
Tudo começou quando houve a propagação da internet, ganhando cada vez mais adeptos ao cenário digital.
Em tempos onde o posicionamento, a opinião e até o que compartilhamos pode ser um objeto de julgamento, todo cuidado com sua imagem é essencial.
Posicionamento é um dos temas que geram debates, muitas vezes fervorosos nas redes e não há nada de errado em fazê-lo, todavia, algumas regras de etiqueta devem ser seguidas também no universo digital e por isso decidi compartilhar algumas dicas para que a sua imagem (ou a forma como as pessoas percebem isso), não seja comprometida.
Quando fala-se em cordialidade, as pessoas em geral têm em mente aquela pessoa educada, que segura a porta do elevador, comprimenta todos, o que é uma postura muito elegante e claro, essencial para o mercado.
Contudo, não basta ser cordial apenas no mundo corporativo, é compulsório estender a mesma educação para o digital.
Saudar, agradecer ou utilizar palavras como: Por favor, obrigado, me desculpe, etc, são necessárias mesmo em conversas em redes sociais.
A utilização de emojis, avatares e gifs também devem ser utilizados com cautela, exigindo um mínimo de intimidade possível para não haver distorção da compreensão ou da imagem que você busca defender nas redes.
Se uma pessoa chega atrasada em uma reunião, indiferente o imprevisto, a percepção que ela gera no ambiente de trabalho é de desinteresse ou falta de respeito com os demais, certo?
No digital, nos modelos híbridos de atuação não é diferente.
Ser pontual em participar de reuniões, mesmo de forma remota, é uma das premissas da etiqueta digital.
Preparar-se para a reunião e manter a câmera aberta também são necessários para manter a etiqueta no digital. Já o microfone, em casos em que não houver como controlar a interferência de sons, procure deixá-lo desativado e abra apenas quando precisar responder ou apresentar seu trabalho.
O mesmo serve para responder aos seus clientes e colegas de trabalho. Quando receber uma mensagem, busque responder o quanto antes, seja ela por whatsApp ou e-mail.
Além de sempre responder os e-mails e mensagens, busque ser ágil na resposta, mas mantendo sempre os padrões de cordialidade, evitando começar uma mensagem ou e-mail sem as devidas cordialidades e jamais em letra maiúscula.
Ninguém precisa ser um linguista ou professor de gramática para escrever de forma correta, basta um pouco de atenção.
Ao enviar uma mensagem, escrever ou responder um e-mail, leia quantas vezes for necessário a fim de transmitir de forma clara a sua mensagem, com as mesmas intenções e se atentando à como irão interpretar a sua informação.
Pontuação e palavras erradas escritas à pressas, pode criar um falso julgamento sobre sua postura, mesmo que seja uma comunicação pessoal nas redes sociais e isso poderá impactar a sua postura profissional.
Busque clareza, objetividade e palavras simples (exceto se a resposta exigir um tom mais formal), mas lembre-se sempre que o receptor precisa compreender a mensagem e o processo de comunicação não é o que falamos ou escrevemos, mas o que o outro compreenderá.
Cada vez mais as pessoas buscam grupos de afinidade, participar de fóruns e estão presentes nas redes sociais.
Contudo a netiqueta precisa estar presente em 100% do seu tempo, mesmo em grupos de amigos, por isso, evite mensagens de bom dia animados, divulgação de áudios e algo que possa expôr você negativamente ou pior, uma terceira pessoa.
Ao participar de fóruns, blogs e ou expressar sua opinião nas redes, só o faça se for solicitado e quando o fizer, busque ser uma pessoa cordial, empática e evite dar margens em discussões polarizadas ou fervorosas, mesmo que haja a defesa de um ideal que você não concorde.
Lembre-se da seguinte regra: “Se não tiver coragem de falar pessoalmente a uma determinada pessoa, não exponha nas redes”, isso certamente já será um excelente filtro.
Lembre-se que empatia é uma virtude e a forma com que você responde ou interage nesses meios, diz mais sobre você, do que você pode supor.
Nascida e criada na capital paulista, comecei na corretagem de imóveis após diversas experiências de atendimento na compra de imóveis e percebi um mercado de oportunidades, estimulando a superação de desafios que é meu maior combustível.
Certificada CIPS, uma das mais importantes certificações internacionais NAR – National Association of Realtors® EUA, foquei minha carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo, empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário.