Google registra salto de 12% na busca por imóveis neste início de ano

Brasileiro está mais confiante na decisão de comprar um imóvel, segundo especialista

 

Com a economia mais aquecida e as taxas de juros caindo cada vez mais, o brasileiro está mais confiante na decisão de comprar um imóvel. Segundo dados do Google, divulgados pelo Valor Investe, a busca por compra e venda de aluguéis cresceu 12,2% em janeiro, mais precisamente nos primeiros dias deste ano, se comparado ao mesmo período de 2023. Os números completos dos dois primeiros meses de 2024 ainda não foram divulgados.

“Esse aumento pode ser interpretado como um sinal da confiança do consumidor no mercado imobiliário, influenciado por uma combinação de fatores, incluindo a queda dos juros, que torna o financiamento imobiliário mais acessível, e a recuperação gradual da economia, que gera expectativas positivas para investimentos em propriedades”, defende o consultor imobiliário da URBS Imobiliária, Bruno Dourado.

O aumento na busca por imóveis foi maior, mais de 20%, nos estados do Tocantins, Espírito Santo e Piauí. Em outros, como São Paulo e Goiás, o crescimento varia entre 10% e 20%, segundo o levantamento do Google. Para Bruno, essa tendência observada pela plataforma também é corroborada pela URBS em Goiânia. “A capital goiana tem se destacado como um centro econômico em constante crescimento. A diversificação da economia local, que abrange setores como o agronegócio, indústria, comércio e serviços, cria um ambiente propício para investimentos imobiliários, tanto comerciais quanto residenciais”, explica.

 

Financiamentos

De acordo com o principal site de buscas, aumentou também a procura por financiamentos e pelo banco Caixa, que tem as taxas de crédito imobiliário mais competitivas do mercado. Termos como “imóveis à venda Caixa” e “imóveis Caixa venda direta online” são recorrentes.

Ao mesmo tempo, o Governo Federal divulgou o FGTS Futuro, modalidade que permite o uso de contribuições futuras do trabalhador ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para comprovar renda e adquirir imóveis mais caros ou reduzir o valor da prestação, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. A regulamentação deve ocorrer ainda neste mês de março.

Segundo Bruno, o aumento do interesse dos brasileiros é resultado das políticas governamentais de estímulo ao mercado imobiliário. “O programa Minha Casa, Minha Vida e iniciativas de incentivo à concessão de crédito, têm contribuído para ampliar o acesso à moradia própria. Instituições financeiras também têm adotado medidas para facilitar o acesso ao crédito, oferecendo condições mais favoráveis, prazos estendidos e processos simplificados de aprovação”, finaliza.

 

Bruno Dourado, consultor da URBS, diz que recuperação da economia brasileira gera expectativa positiva no mercado
Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress