Grupo Tropical lança linha Aldeia de condomínios horizontais

Um dos condomínios horizontais mais reconhecidos do Brasil inspira linha de empreendimentos que será levada para novas cidades e terá Almir Sater como representante

 

Mais de 1,7 milhões de domicílios estão dentro de condomínios horizontais no Brasil, segundo dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e este número cresceu 76% nos últimos 12 anos conforme a comparação com o censo anterior, de 2010. Em Goiânia, o aumento foi maior que o dobro no mesmo período: 124%.

A capital goiana é uma referência em condomínios horizontais para todo o País pela qualidade de seus projetos. E, agora, ela passa a exportar um de seus projetos mais reconhecidos, o Aldeia do Vale. O Grupo Tropical, responsável pelo desenvolvimento do empreendimento, lança a linha Aldeia com o propósito de levar este estilo de vida para outras regiões do Brasil.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 15 de abril, pelos diretores do Grupo na companhia de Almir Sater, ator, cantor e compositor, que será a persona artística a representar a linha Aldeia, durante um café da manhã realizado no Restaurante Panela Mágica, no Setor Marista, em Goiânia.
A parceria entre o artista e a empresa goiana, que possui 48 anos de história, surgiu de forma natural após a sinergia de valores entre ambos. Almir Sater sempre foi ligado ao convívio com a natureza e a preservação do meio ambiente, enquanto o Grupo Tropical tem a premissa de desenvolver projetos de urbanização sustentável.

“É uma parceria privilegiada, pois sabemos que ele não associa sua imagem a qualquer marca, e nem a Tropical tem o hábito de atuar com celebridades. Para o lançamento da linha Aldeia, entendemos ser importante contar com parceiro que represente verdadeiramente a essência e o propósito dos empreendimentos”, enfatiza Gisa Ferreira, diretora de marketing da Raiz Urbana, uma das empresas de desenvolvimento imobiliário do Grupo Tropical.

“Fidelidade a princípios, sustentabilidade e valor à família foi o que me conectou ao Grupo Tropical. É uma honra me associar a vocês, agradeço a confiança e espero contribuir com este projeto lindo. O mundo precisa de projetos sustentáveis, precisamos cuidar do nosso Planeta, que é a nossa casa”, disse Almir Sater durante o anúncio. Ele passou a conhecer melhor o Grupo Tropical há pouco mais de dois anos na área cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, quando começou a ter mais contato com os sócios da empresa e seus valores.

A linha Aldeia surge da consolidação do sucesso do Aldeia do Vale, condomínio que já nos anos 1990 trazia uma proposta totalmente disruptiva, com um desenho urbanístico orgânico e totalmente orientado para a sustentabilidade. O empresário e incorporador Paulo Roberto Costa, um dos fundadores do grupo Tropical, destaca que, passados quase 30 anos de seu lançamento e mesmo com Goiânia tendo recebido inúmeros lançamentos de condomínios horizontais nesse período, o Aldeia do Vale ainda hoje mantém a sua originalidade, não tendo nenhum projeto igual ou mesmo semelhante.

“O que você tem na grande maioria dos condomínios horizontais são projetos urbanísticos que adaptam o local ou terreno ao projeto. O Aldeia do Vale fez o oposto, foi um projeto que se adaptou à área onde foi construído. Uma proposta de urbanização desenhada para respeitar o todo o ecossistema e a topografia do local. Respeitamos as curvas, não retiramos as árvores e até plantamos mais. Ou seja, uma urbanização sustentável”, explica o incorporador.

Paulo Roberto Costa lembra que o Aldeia do Vale foi desenvolvido sem desmatamento, tanto nos lotes quanto nas áreas comuns, preservando a flora existente e recuperando as partes degradadas. O residencial de luxo, que abriga casas de inúmeras celebridades, tornou-se reconhecido pela integração com a natureza, afinal possui 4 milhões de m² de área verde total, sendo 1,5 milhão de m² de área verde permanente e 18 lagos com nascentes próprias.

Considerando a população residente de mais de 5.500 moradores e funcionários que atendem toda a estrutura, são 678 m² de área verde por habitante, número 56,5 vezes maior do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) – que é de 12 m² de área verde por pessoa. O condomínio adota práticas sustentáveis no dia a dia como coleta seletiva, compostagem e abriga uma população de emas, que convivem com os moradores.

 

Lançamentos já confirmados

Os condomínios Aldeia seguirão sempre três premissas: ter a natureza como DNA, um projeto de arquitetura original e um urbanismo responsável e sustentável. “Não serão meras cópias, cada um será esculpido pela natureza do local e será isto o ponto de partida para todo o projeto”, explica Paulo Roberto. Os projetos poderão ter duas categorias: Aldeia do Vale e o Aldeia Casa e Natureza.

A nova linha de condomínios Aldeia já tem três lançamentos previstos para este ano de 2024: o Aldeia Santerê Casa e Natureza, logo na saída de Goiânia, sentido Anápolis; o Aldeia do Vale, na histórica Pirenópolis, e o Aldeia Pireneus Casa e Natureza, também em Pirenópolis. “Também já temos áreas destinadas para um lançamento, em breve, no Distrito Federal”, revela o diretor da empresa, Leandro Daher.

Cada cidade poderá ter apenas um único Aldeia do Vale, que estará sempre em localização privilegiada, grandes terrenos e ausência de muros entre as residências – outra marca do projeto. Já a linha Aldeia – Casa e Natureza traz uma proposta de refúgio urbano, com uma distância curta da capital, terrenos menores para atender tanto a casas de primeira moradia como moradias de lazer.

 

Sobre o Grupo Tropical

Em 48 anos, o Grupo Tropical nasceu de uma família empreendedora de quatro irmãos e vem realizando mais do que sonhos através de soluções em negócios imobiliários, mas também contribuindo para a construção cidades melhores para se viver. Sua história começou na cidade de Goiânia, onde está sua sede, mas hoje já está presente em outras regiões do País. Hoje, além da primeira geração, a segunda geração também participa do negócio.

Com uma visão pioneira e atitude inovadora, atua nas áreas de planejamento, formação e viabilização de empreendimentos como loteamentos abertos, condomínios fechados, bairros planejados, sítios de lazer, shopping centers, condomínios verticais, projetos especiais, entre outros.

Ao longo deste tempo, foram mais de 60 mil terrenos empreendidos e mais de 15 mil apartamentos entregues e mais de 100 parceiros investidores. Atualmente marca presença nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste, Norte do país e Distrito Federal.

No segmento de condomínios horizontais, além de ter sido a pioneira no desenvolvimento da primeira aprovação em Goiânia, quando o poder público começou a permitir este tipo de projeto, ela trouxe não só o Aldeia do Vale, a primeira aprovação na cidade, quanto continuou a desenvolver outras opções de condomínios horizontais, como a linha Portal do Sol, sempre com a preocupação com a sustentabilidade.

Na área de empreendimentos comerciais, o destaque é o desenvolvimento do Órion Health & Business Complex, sede do Hospital Albert Einstein em Goiânia. Também merece destaque o desenvolvimento do primeiro bairro vertical planejado de Goiânia, o Bairro Eldorado. Localizado na região Sudoeste de Goiânia, foi o primeiro setor vertical planejado da capital. A iniciativa inspirou novos bairros planejados.

Apesar de tantas conquistas, Paulo Roberto da Costa, mantém o foco no esforço e na inovação para acompanhar as transformações contínuas da sociedade e das cidades. Para ele, o lançamento da linha Aldeia é um novo desafio, um marco para as próximas décadas da empresa. “O sucesso do passado não garante absolutamente nada no futuro. Tudo é uma eterna evolução e não existe nada pronto e acabado, que não possa ser melhorado”, disse.

Acompanhe o Grupo Tropical e a linha Aldeia nos perfis do instagram: @linhaaldeia e @tropicalurbanismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress