Homens entre 30 e 50 anos são maioria entre investidores de leilão, diz pesquisa. Especialista explica que esse mercado pode ser para todos

Renan Lopes, especialista em leilões de imóveis, explica mitos que levaram o mercado a esse nicho e ensina como outros grupos podem ingressar 

 

Uma nova pesquisa divulgada pela Zuk apontou o perfil dos compradores em leilões on-line de imóveis no ano de 2023. De acordo com o levantamento, o grupo de investidores é composto, majoritariamente, por pessoas físicas – sendo 86% contra 14% de pessoas jurídicas -, homens – 78% contra 22% mulheres – e consumidores de 30 a 50 anos de idade, que representam no total 69%. O perfil profissional também foi revelado: empresários, advogados, comerciantes, administradores e autônomos são os principais investidores em leilões de imóveis. Quando o assunto é geolocalização, o volume de vendas ficou concentrado em São Paulo, rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Apesar do perfil bem estabelecido de investidores, a verdade é que o mercado de leilão de imóveis é extremamente democrático. “A questão é que, apesar de ser um mercado tradicional, o investimento em leilão de imóveis ainda carrega uma série de mitos que foram criados no passado, como a ideia de que é preciso ter muito dinheiro para começar ou de que é um mercado difícil de ingressar”, comenta o especialista imobiliário Renan Lopes.

De acordo com Lopes, instituições bancárias, como a Caixa Econômica Federal, realizam feirões de imóveis com financiamento de até 100% ao longo do ano, permitindo que o investidor defina o lance de entrada – foi o caso do empresário e seus sócios, que no ano passado arremataram um imóvel de R$900 mil por R$0,01 de entrada.

Para quem deseja começar a investir nesse mercado, basta ficar de olho no calendário dos leilões. “Diversas instituições bancárias realizam leilões de imóveis ao longo do ano: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal costumam realizar esses eventos de forma on-line. As informações são sempre disponibilizadas nos sites das próprias instituições. Lá é possível ver datas, valores dos lances, quantidade e detalhe dos imóveis ofertados. Lembre-se de ler com atenção o edital para identificar se aquele imóvel é uma boa oportunidade”, finaliza ele que já ensinou mais de 3 mil brasileiros a fazerem bons negócios em leilões de imóveis através da escola digital Smart Leilões.

 

Sobre Renan Lopes:

De Belo Horizonte (MG), Renan Lopes é especialista em leilões, com formação em Administração e Direito. Após mais de 10 anos de atuação com tributos imobiliários, em 2020 fundou a Smart Leilões, escola digital voltada para leilões de imóveis, que comanda ao lado de outros dois sócios. Lopes é investidor profissional no mercado de leilões de imóveis e especialista em tributos imobiliários, reforma de imóveis e intermediações imobiliárias.

 

Sobre Smart Leilões:  

Fundada em 2020, a Smart Leilões é uma escola digital especializada em leilões de imóveis pelo Brasil. Após três anos investindo no ramo, os três sócios – Pedro Gomide, Pierre Henriques e Renan Lopes – decidiram ensinar de maneira eficaz e segura seus próprios métodos para conseguir altas rentabilidades em curto período com esse investimento. Hoje, os fundadores, que vivem em Belo Horizonte (MG), contabilizam mais de 2,5 mil alunos em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress