House Flipping: com mercado imobiliário aquecido, modalidade de investimento ganha força no Brasil

Sistema já consolidado nos EUA, que consiste em compra, reforma e revenda de imóveis, promete alta rentabilidade para investidores

 

A queda na Taxa Selic e as mudanças no perfil dos consumidores levaram o mercado imobiliário no Brasil a um aquecimento que há tempos não era visto. Dados divulgados pela Secovi-SP mostraram que só em julho de 2023, 5.825 imóveis residenciais foram vendidos na cidade e a expectativa é de 46 mil novos apartamentos até o final do ano. Já no Rio de Janeiro, segundo dados da Quinto Andar e da ImovelWeb, os alugueis sobem – em média 94% nos últimos 12 meses – devido à alta demanda em mais de 30 bairros cariocas.

Com números crescentes e promissores, os investidores enxergam novas oportunidades. É aí que o House Flipping ganha força dentro desse setor. O sistema de vendas e investimentos já é consolidado nos Estados Unidos e, agora, conquista espaço no Brasil. “No mercado imobiliário, o termo House Flipping é usado para a técnica de comprar imóveis baratos e investir em reformas e melhorias com a finalidade de valorizá-los para revenda”, explica Pedro Gomide, especialista imobiliário.

A principal vantagem do negócio é a oportunidade de maximizar os lucros na já conhecida investida de compra e revenda de imóveis. Para isso, é preciso saber como adquirir um bom imóvel por um preço justo e enxergar nele potencial de valorização. De acordo com Gomide, o House Flipping proporciona uma média de lucro de 40% e esses fatores de decisão impactam não só no valor de revenda, mas também na liquidez do imóvel, que provavelmente será vendido mais rápido. 

Para os iniciantes no mercado, uma das principais dúvidas é onde encontrar um imóvel que preencha esses requisitos. “Os leilões de imóveis atendem justamente a uma das principais dores dos house flippers, afinal, lá é possível garimpar imóveis com 30%, 40% e até 50% de desconto”, ensina Pedro, que é um dos sócios e educadores da Smart Leilões, escola digital que já ajudou mais de 2,5 mil brasileiros a fazerem bons negócios em leilões de imóveis. As melhores oportunidades, geralmente, estão em garimpagens que, a uma primeira vista, afugentam concorrentes, por estarem com aspecto ruim – como pintura velha, jardim descuidado e acabamentos antigos -, mas que, na verdade, não demandam grandes intervenções estruturais.

 

Sobre Pedro Gomide:

De Belo Horizonte (MG), Pedro Gomide é especialista em leilões, com formação em Administração pela Fundação João Pinheiro (FJP) e Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Após mais de 10 anos de atuação com tributos imobiliários, em 2020 fundou a Smart Leilões, escola digital voltada para leilões de imóveis, que comanda ao lado de outros dois sócios. Ele, que está finalizando a terceira graduação – dessa vez em Direito – é especialista em leilões de imóveis, tributos imobiliários, reforma de imóveis e intermediações imobiliárias.

 

Sobre Smart Leilões:

Fundada em 2020, a Smart Leilões é uma escola digital especializada em leilões de imóveis pelo Brasil. Após três anos investindo no ramo, os três sócios – Pedro Gomide, Pierre Henriques e Renan Lopes – decidiram ensinar de maneira eficaz e segura seus próprios métodos para conseguir altas rentabilidades em curto período com esse investimento. Hoje, os fundadores, que vivem em Belo Horizonte (MG), contabilizam mais de 2,5 mil alunos em todo o país. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress