Impacto da regularização de imóveis na valorização imobiliária e no mercado

A regularização de imóveis é um processo crucial para garantir a segurança jurídica e o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas e rurais. Além de oferecer aos proprietários a certeza legal sobre suas propriedades, também tem um impacto significativo na valorização imobiliária e no mercado como um todo.

Quando uma área é regularizada, os imóveis passam a ter escritura pública (cartório de notas) e registro no cartório de imóveis, o que aumenta sua atratividade para potenciais compradores e investidores. A segurança jurídica proporcionada pela regularização reduz o risco associado à aquisição de imóveis, incentivando mais transações no mercado.

Além disso, a regularização de imóveis muitas vezes implica em melhorias na infraestrutura e nos serviços públicos da região, como pavimentação de ruas, instalação de redes de água e esgoto, iluminação pública, entre outros. Essas melhorias contribuem para a valorização dos imóveis e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Outro aspecto importante é o acesso ao crédito imobiliário. Com a regularização, os proprietários podem utilizar seus imóveis como garantia para obter empréstimos e financiamentos; vender seu imóvel através de programas de financiamentos imobiliários fornecidos por bancos, estimulando investimento na compra, construção e reforma de imóveis, impulsionando ainda mais o mercado imobiliário.

Além disso, a regularização pode ter um impacto positivo na economia local, gerando empregos diretos e indiretos nos setores da construção civil, serviços e comércio.

Por fim, a regularização de imóveis não apenas promove a segurança jurídica e o desenvolvimento urbano, mas também contribui para a valorização imobiliária e para o crescimento do mercado, trazendo benefícios tanto para os proprietários quanto para a comunidade em geral.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A AUTORA DESTE POST:

Cristiane Veloso da Silva

Arquiteta e Urbanista formada pela UnifipMoc – Centro Universitário FipMoc – Montes Claros-MG;

Especialista em Direito Imobiliário pela Estácio de Sá;

Analista de Incorporação Imobiliária;

CEO – O Universo da RI: escritório de arquitetura especializado em regularização de Imóveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress