Indio da Costa AUDT cria parque de 6 km de extensão na Praia Central de Balneário Camboriú

Vencedor da concorrência promovida pelo Instituto +BC, escritório carioca está à frente do projeto do novo calçadão

 

Vencedor da concorrência promovida pela Instituto +BC, de  Balneário Camboriú, o escritório Indio da Costa concebeu uma completa reconceituação do espaço público dos 6 km de extensão da Praia Central da cidade catarinense.

O projeto da nova orla foi inteiramente financiado pelo Instituto +BC, organização não governamental formada pelos maiores empresários locais, que apoiam iniciativas para a melhoria da cidade. O mesmo Instituto já havia financiado o projeto de aterro da praia, recentemente concluído com enorme sucesso.

Sócio fundador do escritório sediado no Rio de Janeiro, o arquiteto e urbanista Luiz Eduardo Indio da Costa conta que o projeto da nova Praia Central tem como grande virtude transformar a Av. Atlântica em um grande parque linear, com espaços de lazer, esporte, contemplação e entretenimento, e que este novo parque mudará o dia a dia e a qualidade de vida de quem mora e visita Balneário.

“Privilegiamos o pedestre, que passará a contar com uma imensa área para a caminhada, organizamos o espaço, separando as faixas de corrida da ciclovia (agora promovida a uma via de Micromobilidade, servindo também a triciclos e patinetes elétricos), e liberando o calçadão para o pedestre, repleto de novas árvores e muitos canteiros de plantas. Os carros seguem restritos às duas faixas de rolamento já existentes, e criamos uma via adicional de serviços, segregada e exclusiva para o transporte público e carga e descarga da praia, além de emergências como ambulâncias e carros de bombeiro”, antecipa o arquiteto.

Designer e sócio do escritório carioca, Guto Indio da Costa, filho do arquiteto, destaca a “alma brasileira” do novo calçadão concebido pelo projeto: “O morador de Balneário e quem visitar a cidade poderão fazer um passeio à beira-mar em um calçadão sinuoso, cheio de novos usos e atrações ao longo de seu percurso. Um calçadão com qualidade de primeiro mundo, que cria identidade própria, inovadora e cosmopolita, para a cidade.”

Inovação e tradição se complementam no novo projeto: As canchas de bocha e os ranchos de pesca, parte da cultura local, foram todos preservados e ganharam um visual contemporâneo.

Autor de projetos de destaque urbanístico, como o projeto vencedor do concurso de redesenho e reurbanização da Orla de Charitas, em Niterói (Rio de Janeiro), o premiado projeto do Rio Cidade Leblon, o da Orla da Coroa do Meio, em Aracaju (Sergipe), entre outros, a Indio da Costa também é autora do design dos equipamentos que serão utilizados na Praia Central: bancos, lixeiras, postes de iluminação, bicicletários, chuveiros, quiosques e milheiros (como chamam os camboriuenses), além de academias ao ar livre.

Monica Lobo, lightdesigner da LD Estúdio, responde pelo sofisticado projeto de iluminação, que provê qualidade e segurança, além de um lindo efeito cênico, transformando a noite da orla de Balneário Camboriú.

O paisagismo foi entregue ao escritório de Sidney Linhares, da CAP Ambiental, que integrou a vegetação de restinga aos jardins do calçadão, usando-a como elemento embelezador e para preservar a faixa de areia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress