Embora três em cada quatro brasileiros ainda não considerem morar em coliving, um levantamento do DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX, mostra que as gerações Y e Z estão mais abertas a esses novos modelos de moradia. Entre os interessados, 60% são jovens que valorizam segurança, conveniência e proximidade do trabalho ou estudo. Independência e qualidade de vida aparecem como motivadores centrais na busca por imóveis, com 53% destacando a importância de estar perto de escolas ou universidades e 93% priorizando bairros seguros.
“Os dados reforçam que esse modelo de moradia se mostra uma alternativa interessante principalmente para os mais jovens não só por atender a necessidade de residir em regiões mais centrais, que concentram oportunidades de emprego e estudo, mas também pela redução dos custos fixos de habitação, encaixando melhor no orçamento”, explicar Taiane Martins, gerente de inteligência de mercado do Grupo OLX.
Dentre os principais atrativos da moradia compartilhada na consideração dos entrevistados, o fator segurança fica em primeiro lugar, citado por 34% dos entrevistados, seguido de economia de custos com imóveis mobiliados (29%) e redução de despesas fixas (26%).

Outros fatores incluem acesso a serviços integrados (25%), práticas sustentáveis (25%), flexibilidade de contratos (23%) e a possibilidade de testar a região antes de se comprometer (18%). Oportunidades de socialização (17%), estilo de vida mais dinâmico (16%), áreas compartilhadas de alto padrão (12%) e ambientes para trabalho remoto (11%) também estão entre os atrativos.
Em relação a experiência de moradia com disponibilidade de serviços e amenidades, a conveniência pode valer mais que o tamanho do imóvel: 8% pagariam mais por um espaço menor com serviços completos, e 40% considerariam esse tipo de residência, dependendo da qualidade dos serviços e do valor.
O perfil de interessados em coliving reflete tendências ligadas ao senso de liberdade. Dentre eles, 57% não são casados, 46% não têm filhos e 92% trabalham. Entre esses jovens profissionais, a busca é por flexibilidade, praticidade e otimização do tempo.
Metodologia
A pesquisa foi realizada de forma quantitativa, com abordagem online, por meio de questionário estruturado de autopreenchimento. O público-alvo foi composto por usuários dos portais OLX, ZAP e Viva Real com interesse em alugar imóveis residenciais.
Ao todo, ocorreram 696 entrevistas entre 1º e 30 de setembro de 2025, com margem de erro de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%
Sobre o Grupo OLX
O Grupo OLX é um marketplace de classificados, líder na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real.
Com tecnologia de ponta, o Grupo OLX democratiza o acesso a todas as pessoas para que realizem negócios e ressignifiquem sua relação com produtos usados, gerando impacto positivo no consumo consciente e na performance dos clientes e parceiros.
Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em marketplaces e classificados online: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), baseada em Barcelona e Oslo.