Menos é MENOS!

Na ansiedade de ter um resultado extraordinário em pouco tempo, é comum vermos profissionais tentando “abraçar o mundo com as pernas”.

Matematicamente falando, é óbvio que ter uma equipe com um número maior de corretores e um portfólio com mais variedade de imóveis tende a gerar um resultado melhor.

Mas na prática esse cenário normalmente funciona bem apenas para as grandes empresas, que estão bem estruturadas, consolidadas no mercado, com padrões e protocolos bem definidos.

Uma empresa pequena ou um profissional autônomo não terá condições de administrar com eficiência sua carteira de imóveis, nem sequer conhecer bem esses imóveis.

Menos imóveis na carteira significa menos desgaste com proprietários e construtores insatisfeitos. Significa menos conhecimento necessário para de fato poder se apresentar como um especialista.

Por melhor e mais preparado que seja o corretor, ele jamais será um “especialista” da cidade toda, trabalhando do popular ao alto padrão simultaneamente.

Como eu disse antes, isso pode funcionar para empresas grandes e bem estruturadas, que podem determinar um foco de produto ou região para cada pequeno grupo de corretores.

E por que eu falo em “pequenos grupos” de corretores e ainda acredito no potencial de uma equipe enxuta?

Simples, porque em 17 anos de mercado eu nunca vi uma equipe com 20 corretores onde todos vendem regularmente.

Normalmente em uma equipe com 20 corretores, você terá de 4 a 5 se destacando, 3 vendendo esporadicamente e o restante apenas ocupando espaço.

Menos corretores significa menos exemplos ruins, menos desgaste e menos custo.

Sim, menos custo. Pois um lead custa o mesmo preço se você entregar para alguém competente ou para alguém sem capacidade de converter.

Além disso, como seria possível fazer reuniões individuais frequentes em uma equipe desse tamanho?

Tudo isso pode ser bastante contraditório, mas posso lhe garantir que trabalhar nichado vai lhe trazer um resultado muito mais rápido que “atirar pra todo lado”.

Cito como exemplo uma experiência que tive entre 2016 e 2018, onde criei uma equipe do absoluto zero e em pouco tempo tivemos uma performance muito superior às grandes imobiliárias que vendiam os mesmos produtos.

Isso funcionou simplesmente porque concentramos toda a nossa energia em apenas 2 produtos de uma única construtora e conseguimos manter uma equipe com cerca de 5 corretores, onde todos eles sabiam absolutamente tudo a respeito do que estavam vendendo.

Mas não é muito limitado trabalhar apenas com uma construtora?

No começo sim, mas depende da sua estratégia a médio prazo e do seu desempenho.

Nesse caso que citei, com o nosso resultado conquistamos exclusividade e posteriormente passamos a coordenar as vendas da construtora.

Em resumo, eu abri mão de um grande portfólio e com uma equipe enxuta e bem treinada eu tinha corretores da cidade toda trabalhando comigo indiretamente.

Enfim, menos é menos complexo. Você simplifica e concentra sua atenção e energia no que realmente importa, tornando-se assim um especialista de fato e não apenas da boca pra fora.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE JONATAS ROSA:

Palestrante, criador do evento 6% e corretor de imóveis com 17 anos de experiência no mercado imobiliário. Utiliza métodos simples e de fácil compreensão para qualquer nível de experiência do profissional e mostra que o básico bem feito pode trazer bons resultados.

Instagram: @jonatas.rosa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress