As cidades grandes parecem o cenário ideal para buscar novas oportunidades de emprego, educação e negócios. Porém, nos últimos anos o gosto por um estilo de vida urbano vem sendo substituído pela preocupação socioambiental e a priorização da praticidade no dia a dia.
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e pela Brain Inteligência Estratégica, mostra que os brasileiros estão dispostos a pagar mais caro para morar em imóveis sustentáveis e buscam por regiões com estabelecimentos e facilidades próximos à residência, como por exemplo: 71% da população considera importante morar perto do trabalho, 83% próximos a supermercados e 59% de farmácias, ou seja, critérios essenciais para o consumidor na hora de escolher a localização do seu novo imóvel.
Para Alexandre Frankel, CEO da Housi, os números reforçam uma tendência que deve se fortalecer nos próximos anos. “Seja dentro de um transporte público ou em um veículo próprio, as pessoas não querem mais enfrentar horas no trânsito. A qualidade de vida se tornou prioridade, e o que elas querem é fazer tudo perto de casa, o que certamente tende a favorecer o meio ambiente e estimular o comércio local”, declara.
Desde a criação da startup, que é pioneira no conceito de moradia inteligente, os apartamentos da Housi seguem o mesmo modelo: unidades compactas e uma variedade de áreas comuns que vão além de piscina e salão de festas, mas que contam com áreas de coworking, lavanderia compartilhada, mercado, entre outras, onde a economia circular é aplicada.
Além disso, os condomínios que levam o conceito da marca estão localizados em bairros nobres em todos os estados brasileiros e em mais de 125 cidades do País. “Tendo a moradia muito mais próxima de onde precisam estar, sem dúvida nenhuma é uma contribuição socioambiental muito grande. Ao propor uma moradia menor, mais prática e com mais mobilidade, acontece uma redução do tempo de deslocamento, emissão de gases, consumo de recursos da cidade e, como consequência, menos danos ao meio ambiente”, explica o Executivo.
Por meio do AppSpace, os moradores dos mais de 200 mil apartamentos da Housi têm a possibilidade de consumir produtos do comércio local e de mais de 150 marcas parceiras integradas ao aplicativo.
Na avaliação de Frankel, a startup já considera e torna acessíveis as preferências do novo consumidor, que prioriza a qualidade de vida e é responsável socioambientalmente. “A Housi está no topo do que é possível se fazer em termos de sustentabilidade e recursos, desde o uso energético, de eficiência térmica dos projetos, de propor uma vida mais saudável em vários aspectos, e quando a gente alia isso a soluções tecnológicas, acho que temos um poder exponencializado com uma interferência gigantesca principalmente nas cidades”, finaliza.
Sobre a Housi
Lançada em 2019, a Housi é uma proptech que está transformando a experiência de moradia por meio do conceito Smart Living. Utilizando tecnologia de ponta para criar residências inteligentes e conectadas a serviços e comodidades, a Housi tem como objetivo otimizar e desburocratizar a vida dos moradores por meio da integração de soluções digitais e automatizadas, oferecendo liberdade e economia de tempo.