A maior parte dos tocantinenses vivem em casa como tipo de domicílio, são 1.435.955 de pessoas, o que representa 95,3% da população, segundo o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, o número daqueles que optaram por morar em apartamentos quase triplicou, passando de 12.836 em 2010 para 38.120. O número representa um crescimento de 196% em 12 anos. Se considerar o período de 22 anos (de 2000 a 2022), o volume cresceu quase 15 vezes. Em 2000, o Censo do IBGE apurou que apenas 2.582 tocantinenses moravam em apartamento.
Os dados indicam ainda que a capital Palmas chegou a quantidade de 302.692 habitantes, o que representa um aumento de 32,57% em comparação com o Censo de 2010. E é lá que está a maioria das pessoas vivendo em apartamentos, são 33.381. Esse crescimento, tanto de habitantes quanto de moradores vivendo em apartamentos, reflete no mercado imobiliário da capital. Um exemplo do aquecimento deste setor na cidade foi a premiação recebida pela URBS Cerrado neste mês.
Durante o URBS Hub, evento realizado em Goiânia, a unidade tocantinense foi a campeã em vendas do último trimestre de 2024 entre todas do Grupo URBS, com um valor geral de vendas (VGV) de cerca de R$ 50 milhões. ‘‘Estamos com apenas sete meses de operação e estamos celebrando esse resultado, conquistado com muito trabalho e, sobretudo, por acreditarmos no potencial de Palmas’’, celebra Nahylton Alen, sócio da filial, juntamente com Carlos Filho e Christian Zini.
Um lançamento imobiliário ocorrido em dezembro ajudou a alavancar o resultado. ‘‘Foi um edifício de alto padrão lançado na orla e obtivemos R$ 30 milhões de vendas apenas dele’’, conta o especialista. Para Nahylton, a expectativa é que o mercado imobiliário permaneça aquecido e, no que tange a apartamento, os moradores de Palmas terão mais opções de escolha. “Apenas neste primeiro semestre temos cerca de quatro lançamentos de prédios previstos para a capital’’, ressalta ele sobre as perspectivas de trabalho para este ano.
Vários prêmios
No total, a URBS Cerrado conquistou quatro prêmios pelo desempenho no último trimestre do ano passado. Além de campeã de vendas, obteve outras três premiações individuais: melhor gerente para Manuel Bueno e o primeiro e segundo lugares de melhor corretor, respectivamente, para Guilherme Gênero e Felipe Mouro. ‘‘Palmas é menor que Goiânia e, consequentemente, tem menos espaço se comparada com outras unidades, então essas conquistas nos motivam e impulsionam’’, afirma Nahylton. A unidade possui cerca de 30 corretores de imóveis parceiros e, além da atuação no mercado de apartamentos, a empresa atua também nos demais nichos de venda de casas e terrenos.