Toda empresa precisa de um plano de ação de vendas, é o que dá as diretrizes para aumentar o faturamento.
Além disso, o plano auxilia em toda a gestão da imobiliária, pois conversa com todos os setores, principalmente com os corretores.
Então, se você desejava planejar melhor a sua imobiliária para ter resultados mais assertivos, continue sua leitura!
O que é um plano de ação de vendas?
Basicamente um plano de ação de vendas é um planejamento estratégico que tem como objetivo auxiliar a empresa como um todo.
É através desse documento que você consegue analisar os seus resultados atuais, traçar novos objetivos, criar estratégias para melhoria e então monitorar os novos resultados.
Dessa forma, você consegue gerir a sua imobiliária de forma muita mais prática, pois todos os pontos ficam expostos de forma mais simples.
E assim, é possível fazer uma triagem por todos os setores e aplicar as mudanças necessárias.
Qual a importância de um plano de ação de vendas?
Exatamente como diz o ditado não procure novos resultados, fazendo as mesmas coisas.
O plano de ação de vendas é ideal para que a imobiliária consiga se organizar e alcance novos patamares.
Uma empresa que permanece sempre com as mesmas estratégias e não obtêm bons resultados, está destinada ao fracasso.
Por isso, o plano vem como uma estratégia crucial para que você consiga visualizar o seu negócio de forma ampla, para identificar quais melhorias devem ser feitas e em quais áreas.
Muitas vezes nós donos de imobiliárias ficamos perdidos para saber qual é a área que precisamos acertar, é necessário mais lead? O atendimento não está ideal?
São tantas perguntas que nos cercam, que se você não tiver os seus resultados atuais claros, você pode acabar alterando um processo que estava bom.
Portanto, é muito importante ter um plano de ação de vendas dentro da sua imobiliária para que você possa aumentar os seus resultados e faturamento.
Como montar um plano de ação de vendas?
Agora que você já entendeu a importância, você deve estar com a dúvida de como montar e aplicar esse plano para a sua imobiliária.
Por isso, montei o passo a passo que você deve seguir para montar o plano de ação de vendas para a sua empresa e ver os seus resultados aumentarem!
Analise os resultados
Antes de sair criando qualquer estratégia nova, é necessário avaliar os resultados que você já tem em mãos.
O auxílio de um CRM nesse momento irá te ajudar muito a obter as informações que você precisa, como:
– A quantidade de leads diários;
– A taxa de conversão de cada corretor;
– A quantidade de negócios fechados;
– O número de visitantes do seu site e o tempo de permanência dentro dele.
Enfim, diversos dados podem ser analisados nesse momento e o setor de marketing e líderes comerciais podem te ajudar a encontrar tais informações.
Por conta disso, gosto de dizer que o plano de ação de vendas não é apenas sobre o seu time comercial, no caso os corretores, mas sim a empresa como um todo.
A partir do momento que você tiver esses resultados exatos em mãos, podemos partir para a próxima etapa.
Crie as estratégias
Agora é o momento de começar a montar as estratégias para realinhar o que você observou que não estava dando certo.
Um boa iniciativa como eu disse é analisar cada membro do seu time comercial, para saber como auxiliar cada um.
Porque muitas vezes um corretor seu é ótimo de marcar visitas, mas não consegue chegar na parte da negociação.
Ou outro possui muita dificuldade no primeiro contato com o cliente e não sabe ser persuasivo para agendar.
Cada um dos seus funcionários vai ter pontos fortes e pontos fracos, cabe a nós líderes instruí-los para melhorarem no que necessitam e incentivar para que mantenham a qualidade no que já são bons.
A partir dessa análise individual você vai deixar a sua equipe comercial mais alinhada e assertiva na parte dos atendimentos.
Caso você perceba que o problema não está necessariamente no atendimento, que é a alma do nosso negócio, mas sim no pós-venda basta conversar com o seu time de marketing para criar estratégias de e-mail marketing. (pensei de colocar o link da CDF aqui)
É importante que você crie estratégias para todas as áreas da imobiliária, tanto para o comercial quanto para o marketing.
Afinal, ambas as áreas conversam entre si e são muito importantes para o gerenciamento da sua empresa.
Defina novas metas
A parte de definir novas metas é empolgante, mas apenas após toda a equipe estar direcionada e com as estratégias, é que podemos começar a pensar em onde queremos chegar.
De fato, o intuito de todo o alinhamento é que a sua imobiliária consiga atingir novos resultados e por isso as novas metas.
Contudo, não podemos definir metas que sejam irreais, ou seja, que não condizem com a realidade do seu negócio.
Por isso, trace metas realistas de curto, médio e longo prazo, isso também irá te ajudar a saber o que deve esperar de resultados e não criar falsas expectativas.
Observe a concorrência
Essa etapa é muito importante, não para você tentar se igualar a outras imobiliárias, pois a sua empresa precisa ter uma identidade única, um diferencial das demais.
Mas não é algo ruim você ter uma empresa do mesmo ramo para se inspirar, como eu costumo dizer águias andam com águias.
Observar o comportamento das empresas ao seu redor pode ter dar ótimos feedbacks de estratégias para implementar e também de direção a não seguir.
Coloquei essa etapa depois das demais, para que você perceba que é importante olhar tanto para dentro quanto para fora.
Contudo, a sua prioridade é focar na sua própria imobiliária, nos seus resultados, olhar para dentro primeiro.
Dessa forma, os seus concorrentes serão apenas outras empresas, e não parâmetros severos a se igualar.
Treine a sua equipe
Eu sou o maior defensor da capacitação de equipes e de treinamentos para corretores de imóveis.
Esse é um dos motivos que criei o Prática intensiva de vendas, treinamento de vendas para corretores de imóveis.
Pois eu sei onde uma equipe preparada pode levar uma empresa, é o que acontece diariamente dentro da minha imobiliária.
Portanto, invista na capacitação dos profissionais que estão a cada dia fazendo junto com você a sua empresa crescer.
Uma equipe treinada traz melhores resultados, os profissionais conseguem destravar suas dificuldades e imergir nas novas metas.
Monitore os resultados
Todas as estratégias que você decidiu aplicar vão precisar de cerca de seis meses há um ano para te apresentar reais resultados.
Contudo, é essencial que você vá analisando mensalmente no mínimo, como estão o andamento das coisas.
Porque pode surgir situações no dia a dia que precisem de pequenos ajustes, por isso é ideal que as suas estratégias estejam alinhadas com o dia a dia do corretor.
Dessa maneira, os seus resultados serão muito mais assertivos, pois as estratégias ajudam o profissional no cotidiano.
Então, tenha paciência para ver os resultados das novas metas e vá auxiliando a sua equipe para seguir as estratégias.
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Aliás, se você deseja mais conteúdo direcionado para o corretor confira o meu livro A chave da venda de imóveis e o meu podcast Água, Café ou Chopp Gelado!
Felipi Adauto possui mais de 10 anos como corretor de imóveis, é empreendedor e CEO da imobiliária em Itaquera DF Casa Imóveis, coautor do best-seller A Chave da Venda de Imóveis, e apresentador do podcast Água, Café ou Chopp Gelado. Por conta de toda sua bagagem, Felipi também é palestrante, convidado por diversos eventos do mercado, possui o próprio curso de WhatsApp Business para corretor de imóveis, e atualmente iniciou mentorias, consultorias para auxiliar imobiliárias e corretores de imóveis a aumentarem seus resultados, além dos cursos de vendas e marketing.